Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Mini-banca

Ontem foi dia de apresentar a uma pequena banca meu projeto preliminar. Além do meu orientador, Prof. Dr. Renato Colistete, estiveram presentes o Prof. Dr. Nelson Nozoe e o Prof. Dr. Dante Aldrighi.

Essa chamada "mini-banca" é obrigatória: todos os mestrandos, no final de seu primeiro ano, precisa submeter o projeto a essa pequena banca. Como também somos obrigados a mandar um projeto para a FAPESP antes, ficamos praticamente prontos para essa banca, embora com muitos problemas, sem sombra de dúvida. Afinal, esse projeto é escrito enquanto estamos a duras penas tentando acompanhar três disciplinas obrigatórias.

Por esse e outros motivos, os dois professores apontaram inúmeros problemas no projeto, principalmente o desequilíbrio entre as seções de revisão bibliográfica e de metodologia e objetivos. Enquanto a primeira está bastante extensa, a segunda é pobre e vaga. Prof. Nozoe, conhecido por ser extremamente rigoroso, foi um bom teste. Ele impiedosamente apontou os pontos mais fracos, o que, embora não seja agradável, é positivo na fase em que estou. Prof. Dante também fez excelentes sugestões, além de indicar literatura e reconhecer que o tema era interessante (ufa!).

A mensagem que ficou pra mim é: defina bem sua metodologia, cuide da parte empírica, seja mais rigoroso e objetivo, faça uma revisão bibliográfica que se atenha ao que vai ser usado. Boas lições.

Nenhum comentário: