Pular para o conteúdo principal

Instituições e educação - parte IV

Diego disse: A questão então é: se os gastos hoje com ensino superior são conseqüência do excesso de poder nas mãos das elites, não seria de se esperar que a "esquerda" se posicionasse contra isso? Eu não entendo... Mas me parece que o poder da elite talvez não seja a melhor explicação para o que acontece (ou então não a principal).

Continuo sustentando que a falta de voz dos mais pobres devido à desigualdade na distribuição de poder político tem papel fundamental. Diego assumiu que a esquerda representa de fato as camadas mais pobres. No Brasil, onde a esquerda defende o ensino superior público com unhas e dentes, a esquerda representa muito debilmente as camadas pobres na minha opinião (a direita menos ainda obviamente). O maior partido de esquerda brasileiro, o PT, representa muito mais a classe média do que os verdadeiramente pobres. Isso é evidente pelas próprias bandeiras que defendem. Afinal, qual é o interesse do pobre na universidade pública? Só haveria interesse do pobre na universidade do governo caso ele raciocinasse através da lógica do custo de oportunidade e, nesse caso, ele seria contra a universidade pública.

Thiago disse: [...] ninguém que deseja ganhar uma eleição vai correr o risco de desagradar a classe média (que é o estrato mais baixo que tem possibilidade de cursar uma universidade). A solução do discurso político (de esquerda e de direita) é pregar o aumento de recursos generalizado para a educação, beneficiando ensino básico e superior.
Realmente parece haver um jogo de poder, mas pode ser que ele esteja não apenas refletido em um possível egoísmo da elite. Talvez ele reflita o custo político de se adotar medidas que privilegiem um estrato educacional em detrimento de outro.

De fato, retirar recursos da universidade pública gera problemas eleitorais. É só pensarmos no “Teorema do Eleitor Mediano”. Contudo, o alto custo político de se adotar medidas que desfavoreçam a classe média reflete exatamente o desproporcional poder político dos estratos médio e alto em relação aos pobres. Isso é egoísmo da elite (e não podemos esperar outra coisa). Lembrando que desigualdade de recursos está fortemente correlacionado com desigualdade de poder político. O ideal é que todos sejam da elite, ou seja, que não haja elite política efetiva.

Richard disse: se educação primaria tem um alto retorno, porque os pais não investem na educação dos filhos? Ou seja, porque o próprio mercado não providencia esses investimentos?

É possível que o mercado pudesse diminuir um pouco o problema do mal-direcionado. No entanto, o governo pode resolver muitos problemas de ação coletiva e a evidência histórica mostra que o governo pode sim, desde que o poder político esteja distribuído mais igualitariamente, fazer os investimentos corretos. Vide Estados Unidos e Canadá (Engerman & Sokoloff, 2002; Mariscal & Sokoloff, 2000). Como diz Buchanan, bens públicos ou coletivos são sempre um problema.

Richard disse: Vale lembrar também que nada adianta investimento em educação por si só.

Pensando exclusivamente na alocação, tens toda razão. Não fossem os problemas de ação coletiva e a noção de igualdade de oportunidades, concordaria contigo. Mas além disso, temos o fato cabal de que educação não tem apenas valor instrumental no meu juízo de valor. E há cada vez mais um consenso de que a educação tem valor intrínseco – seria uma functioning para Sen e é o que está por trás da idéia de desenvolvimento humano.

Comentários

Anônimo disse…
Eae Thomas!

Eu chutaria que os pobres sao a favor de gastos altos com ensino superior, mas tudo bem...

Teh mais!
Thomas H. Kang disse…
Mesmo que isso seja verdade, será que os partidos de esquerda são a favor de gastos altos com ensino superior devido à opinião dos pobres em relação a isso?

E se realmente forem, temos algum problema de racionalidade limitada...
Thiago disse…
Olá!
Posso até concordar contigo, mas infelizmente it's not gonna happen...
A ordem política acaba muitas vezes subvertendo a lógica econômica. Os trabalhos econômicos expõem seus argumentos no plano do dever-ser (e não poderia ser diferente), mas estes estudos e conclusões são muito difíceis de serem implementados.
As estruturas são difíceis de serem trnasformadas..
Abraço!
Thomas H. Kang disse…
De fato, reverter estruturas de poder é algo complicadíssimo. Mais do que pensando em ações práticas, estava tentando constatar o que ocorre na minha interpretação. Se pensarmos em ações práticas, temos diversas opções: reformas institucionais, revoluções, liberalização - dependendo da opção política da pessoa. Na minha singela opinião, algumas reformas institucionais podem melhorar um pouquinho a situação. É só pensarmos que isso já melhorou bastante apenas com o sufrágio universal a partir de 1988, pois já deu alguma voz às camadas mais pobres.
Richard disse…
Thomas, ia escrever um longo comentário sobre sua resposta aqui, mas ficou longo demais e acabei fazendo um post no meu blog.. http://depositode.blogspot.com/2007/11/comentrios-sobre-o-post-instituies-e.html

Além disso quero vender anúncios então preciso de visitas.... hehehhe

Falow ae, bom feriado p/ vc

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen