Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

McCloskey e a significância estatística

A professora Deirdre McCloskey, da University of Illinois at Chicago, famosa por seus artigos sobre metodologia (retórica) e por ter passado por uma cirurgia de mudança de sexo, ministrou uma palestra hoje na Sala da Congregação da FEA-USP. O recinto estava bem cheio e McCloskey fez suas polêmicas declarações.

O tema era o seu novo livro, a ser lançado em janeiro, chamado "The Myth of the Statistical Significance". Bastante polêmico. Para ela, não há motivos para a economia usar a significância estatística. Sua idéia gerou enorme polêmica durante e após a palestra. Em suma, ela acha que o critério de decisão usados em testes de hipóteses (como t ou F) não devem ser automáticos e objetivos. Para ela, são critérios de valor que devem pesar e que os progressos da ciência ocorridos através desses testes foram sorte. O que importa é o ângulo, o coeficiente, e não testar a existência desse coeficiente da forma como é feito hoje. Evidentemente, ela argumenta melhor e o livro deve ser mais profundo a respeito disso. Para mim, a proposição dela é muito estranha.

Algumas declarações dela na palestra foram no mínimo exóticas, como por exemplo "when I was a man..." e, simulando alguém comentando sobre ela, "that stupid, transsexual, crazy person". Além disso, arrancou várias risadas do público ao longo da palestra. Foi divertido, embora bizarro e polêmico.

5 comentários:

Henrique disse...

Thomas,

Não sei se você conhece, mas existe uma história engraçada sobre a prof. McCloskey. Um dia ele chegou (ainda era ele) na sala do chefe do departamento de economia e disse:
- Tenho algo importante para revelar hoje.
- O que é ? Perguntou o chefe.
- Vou fazer uma operação de mudança de sexo.
- Que susto! Por um momento achei que você iria virar marxista.

Thomas H. Kang disse...

Heahahae,

O pior é que eu já tinha ouvido falar dessa. Mas é bom que haja o registro escrito aí, hehe.

Valeu!

Anônimo disse...

Kang,

Comente que depois de tirar dúvidas com a profa Mccloskey, ela se despediu de você com um beijo no rosto! Por quê esqueceu de relatar isso, meu velho amigo?
Sds,
Genta

Thomas H. Kang disse...

Genta,

Daí eu teria que te dizer que tu levou ela para o hotel e nem apareceu mais na FEA.

Sds,
Kang

Ricardo Agostini Martini disse...

Eu tirei foto com ela aqui na ANPEC - Recife.

Depois eu mando pra vocês.