Pular para o conteúdo principal

Keynesianismo não pára em pé sozinho

Afirmam muitos que o mundo, até algumas décadas atrás, era um mundo keynesiano. De fato, as proposições político-econômicas de Keynes inspiraram a onda de intervenção estatal na economia após a crise de 1929. Contudo, embora a maioria dos economistas fossem keynesianos, existia uma diferença bem clara entre eles: haviam os keynesianos da síntese neoclássica e outros keynesianos um pouco mais próximos de Marx. Mas não haviam keynesianos apenas keynesianos?

A controvérsia do capital destacou muito bem os economistas dessas duas correntes: Paul Samuelson, na Cambridge americana, foi responsável pelo manual de economia estudado por milhares de economistas, cuja formalização e estilo tornaram-se referência para todos os manuais posteriores. Do outro lado, na Cambridge inglesa, Joan Robinson liderava um grupo de keynesianos que acusavam o keynesianismo ortodoxo de ser bastardo. Robinson, após contribuir com uma teoria de concorrência imperfeita, aproximou-se de Marx na década de 40, embora rejeitasse alguns fundamentos como o valor-trabalho.

Embora Keynes não fosse nenhum ignorante em outras áreas do conhecimento humano como a filosofia, é notório que o keynesianismo carecia de fundamentação filosófica e metodológica clara. Enquanto o keynesianismo esteve vivo, legitimado pela intervenção estatal que começou a ser despudoradamente praticada antes mesmo da publicação da Teoria Geral, jamais alcançou alguma autonomia de paradigmas anteriores, sejam elas a economia neoclássica ou o marxismo. O keynesianismo apenas forneceu justificativas teóricas e insights para legitimar certas políticas, mas como ciência, não conseguiu autonomia, pois não sabe de que pressupostos parte. Ou seja, o keynesianismo não pára em pé sem se apoiar em neoclássicos ou marxistas.

A Teoria Geral, embora escrita por um pupilo de Marshall e Pigou, não funda nova compreensão sobre o comportamento humano nem deixa claro seu posicionamento quanto à tensão indivíduo versus sociedade. Enfim, permite-se ser moldado pelas metodologias marxista ou neoclássica, como foi, dependendo do gosto do freguês, nas décadas de 40,50 e 60.

O keynesianismo pretende romper em parte com a tradição neoclássica, fundada no empirismo inglês e em outras influências, mas não abraça a tradição continental de Hegel e Marx. Mais um motivo que explica porque pós-keynesianos são poucos e apenas falam de política econômica: poucos são os que tentam levar uma agenda de pesquisa adiante. Enquanto isso, o que sobrou de keynesianismo só sobrevive como o novo-keynesianismo de preços rígidos com expectativas racionais.

Isso não nos diz que o keynesianismo está certo ou errado, mas que ele dificilmente sobrevive de forma "pura", pois não tem força nenhuma, a não ser que uma grade crise aconteça para dar uma sobrevida a ele.

Comentários

berman disse…
magnífico post, amigo. parabéns.
Guilherme Stein disse…
Muito bom mesmo amigo Thomas!

Mas...

Concordo que o keynesianismo por si só, entendido com as políticas e a teoria economica keynesiana, não se sustenta. Entretanto, Keynes tem sim uma fundamentação filósfica e ela se assemelha a de Marx... Elas tem origem no gnosticismo. Vou fazer um post a respeito!

Parabéns novamente.
E nem Keynes se considerava um keynesiano!

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen