Pular para o conteúdo principal

Ganhadores e perdedores

Lá no II ENBECO, um dos participantes fez uma daquelas perguntas chatas para os blogueiros durante a minha sessão: se você pudesse escolher um blog no mundo, que blog você escolheria. Confesso que fiquei confuso na hora e resolvi polemizar. Eu disse que gostava do blog do Dani Rodrik por levantar questões interessantes. A Roseli falou do blog do Krugman e o Shikida, do Marginal Revolution (bons blogs de fato!). Mas quando falei do Rodrik, o Cristiano logo reagiu em protesto.

O protesto do Cristiano é válido quando há papers como esse do Rodrik: regressões e resultados pouco convincentes do ponto de vista quantitativo e qualitativo, embora algumas das ideias ali presentes possa até estar correta. Mas o que eu gosto do Rodrik na blogosfera são as questões que ele levanta que normalmente economistas esquecem de falar sobre. Estou falando evidentemente de justiça distributiva, coisas que meus leitores estão cansados de ler sobre por aqui (o que valeu algumas piadas por parte do Shikida no II ENBECO).

Nessa semana, o Rodrik postou questões interessantes de justiça distributiva e globalização no Project Syndicate (esse é bom!). O grande problema da globalização é que ela gera ganhadores e perdedores (no comércio, por exemplo, como diz o nosso famoso Teorema de Stolper-Samuelson), apesar dos ganhos gerais que o comércio gera. Overall gains from trade são vantagens em termos utilitaristas, mas avaliações de um estado de coisas podem ser feitas com outros critérios, como sempre diz Amartya Sen. O que importa, para muitas pessoas, é como são gerados esses ganhos e perdas (procedural reasons). Outros se importam mais com resultados mesmo, mas sem necessariamente adotarem critérios welfaristas (se você não entendeu nada disso, leia o "Sobre Ética e Economia" do Sen).

Um bom debate, que gerou até um comentário na "The Economist". Avaliar comércio e globalização exige pensar sobre ética, por mais que alguns economistas tenham ojeriza a qualquer assunto que exija alguma avaliação subjetiva (leiam também o Peter Singer, One World). Nesse caso, melhor nem falar que comércio é bom: é uma avaliação que pode ter pressupostos welfaristas também - e que precisam ser discutidos. Isso não significa que eu não goste de comércio, gosto e é necessário (com ressalvas às vezes, é claro). Estou apenas chamando atenção que a questão é mais complicada do que parece ser.


Comentários

Unknown disse…
Thomas:

Também gostei bem desse artigo do Rodrik, que saiu ontem no Valor. Estava até pensando em escrever algo sobre ele lá no meu blog (http://economiamarginal.blogspot.com/), levantando duas bolas:

1 - Com base nessas observações do Rodrik, o que fazer? Deveriamos sobretaxar produtos chineses para compensar o fato de que os trabalhadores de lá não usufruem dos mesmos benefícios que os nossos, ou que sua legislação ambiental é menos rigorosa?

2 - O mesmo raciocínio pode ser usado para pensar muitos outros aspectos da economia. Se a imensa maioria da riqueza americana produzida nos últimos trinta anos foi parar na mão dos mais ricos, será que se pode falar realmente de progresso econômico? No limite: uma economia cujo crescimento do PIB é totalmente apropriado por uma única pessoa está de fato crescendo?

Abraços,

Lucas
Thomas H. Kang disse…
Olá, Lucas

1 - Não acho que uma sobretaxação dos produtos chineses seja benéfica aos próprios trabalhadores chineses. Nesse caso, também temos que saber o que os próprios trabalhadores chineses também acham disso. O ponto simplesmente é que sabemos que há ganhadores e perdedores com a globalização. E, apesar das condições laborais, a China tirou muita gente da pobreza nos últimos anos com sua participação no comércio internacional.

2 - Crescendo a economia está, mas segundo as abordagens mais modernas, este crescimento concentrado talvez não possa ser caracterizado como desenvolvimento - se considerarmos que questões éticas entram na definição do que é uma economia ou sociedade desenvolvidas.
Unknown disse…
Thomas:

1 - Não sei se os trabalhadores chineses entram nessa conta. Se uma empresa local não está respeitando as normas trabalhistas locais, ela é multada, autuada, fechada. O governo brasileiro não pode fechar uma fábrica chinesa, mas pode "multá-la" com impostos. O grande problema, para mim, é político: o Brasil estaria dizendo à China como tratar seus trabalhadores. Mas economicamente, embora pouco usual, me parece fazer sentido.

2. Certíssimo.
Thomas H. Kang disse…
1 - Na verdade essa seria uma forma de proteção contra uma espécie de competição "desleal", uma vez que não há muitas leis trabalhistas. O problema é político sim e difícil de resolver. Afinal, até que ponto "multar" uma empresa chinesa não é pior para os trabalhadores? Não sei.
Unknown disse…
Thomas:

Não há mesmo nada de novo sob o sol: aqui, um artigo do Cato Institute contra sanções comerciais por motivos trabalhistas e ambientais propostas nos Estados Unidos em 2001.

Destaque para a citação do FHC: "It would be an obvious mistake - a very serious mistake, indeed - to set given standards of social development as a prior condition for free trade. This would be tantamount to making development a prior condition for development."
Thomas H. Kang disse…
Pois é. É de se pensar. O que o FHC pode fazer sentido, ao mesmo tempo que parece ser permissivo com relação à exploração. Temos que ver até que ponto o comércio e o crescimento tem ajudado esses países a justamente superar essas condições em um futuro próximo. Difícil.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen