Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sen no Brasil

Já foi amplamente divulgada, pelo menos na mídia gaúcha, a presença de Amartya Sen na primeira palestra da série Fronteiras do Pensamento. Essa série existe em São Paulo e Porto Alegre, lugares que Sen, portanto, visitará em Abril.

Por pura sorte, tive a oportunidade de ver uma palestra de Sen no auditório da New School em Nova York. Eu estava participando de um Congresso da Human Development and Capability Association. Esse evento se deu em meados de 2007 e a palestra foi muito produtiva, uma vez que Sen adiantou alguns resultados do livro que ele estava escrevendo. Na época, o título provisório era "Reasons for Justice", que veio a se tornar, em 2009, em "The Idea of Justice" (lançado pela Belknap Harvard). 

Lembro que, ao responder a uma jovem indiana que tinha lhe feito uma pergunta, Sen respondeu mostrando a diferença entre dois termos em sânscrito que se relacionam à justiça. Posteriormente, essa distinção entre niti e nyaya apareceu no livro. Além disso, Sen adiantou a diferença entre teorias de justiça "transcendentais", que buscam uma sociedade idealmente justa, e teorias de justiça "comparativas". Na verdade, Sen já havia falado nisso na Journal of Philosophy em 2006, mas para mim, que não tinha lido o artigo ainda, foi muito produtivo.

Recomendo a todos ver a palestra do Sen. Infelizmente, não poderei ir. O pacote de conferências do Fronteiras do Pensamento não sai por menos do que R$ 820, a não ser que você seja médico da Unimed ou participante de edições anteriores. Eu até compraria o passaporte para todas as conferências, uma vez que os conferencistas costumam ser de primeira linha. No entanto, elas não estivessem programadas para quarta-feira, dia em que ministro uma disciplina. De qualquer forma, recomendo - mesmo sem saber o assunto a ser tratado. 

Um comentário:

risco disse...

Thomas, só duas conferencias serão numa quarta-feira. A do Sen e um em outubro. As outras serão numa segunda, segundo a zerohora.