Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Final dos trabalhos na USP

Minha relativa ausência em janeiro deve-se aos inúmeros trabalhos que fui obrigado a fazer para as disciplinas do segundo semestre do mestrado em Economia da USP. Embora as aulas tenham terminado em dezembro, é evidente que os professores não nos deixariam livres.

Das três disciplinas em que me matriculei, três tinham como avaliação, pelo menos parcial, um trabalho a ser feito no mês de janeiro. Na disciplina "Teorias Contemporâneas de Justiça", do Departamento de Ciência Política, entreguei um trabalho intitulado "Justiça e Desenvolvimento no Pensamento de Amartya Sen". Na cadeira de "Economia Institucional", resumi e tentei juntar algumas teorias sobre instituições, distribuição de poder político e educação. Em "Econometria II - Séries de Tempo", estamos eu e um colega tentando entender o que acontece com as exportações de café hoje em dia utilizando principalmente vetores autoregressivos (VAR): esse último trabalho deve ficar pronto hoje ou amanhã.

Essas disciplinas são todas optativas (embora todos os alunos da minha turma por acaso cursem Econometria II), mas existem várias outras opções para o segundo semestre. Alguns alunos estarão até dia 31 se dedicando a um trabalho de Macroeconomia Keynesiana. Outros estiveram ocupados com listas de exercicios de Macroeconomia II. Enfim, para aqueles que precisam saber mais sobre o mestrado da USP, respondo as dúvidas que forem necessárias.

Em breve, volto aos debates que movimentaram esse blog recentemente.

Um comentário:

Ricardo Agostini Martini disse...

A minha estimação da Lei de Thirwall para a América Latina, utilizando dados em painel, está custando para sair! Mas tenho até o dia 4 de fevereiro, com atrasos permitidos.

Já tenho os dados e os artigos lidos (inclusive uns que eu trouxe de Porto Alegre, das cadeiras de Eco. Bras. II e História Econômica da América Latina). Mas estou com uma inércia para escrever...