Pular para o conteúdo principal

De onde vem a nossa desigualdade educacional - parte II

A disparidade dos resultados educacionais nas Américas foi extremamente significativa no século XIX. Em 1870, por exemplo, cerca de 80% de pessoas acima de dez anos nos Estados Unidos e no Canadá eram alfabetizadas, o que correspondia ao triplo dos resultados dos países progressistas na América Latina e quatro vezes mais que Brasil e México (p. 171). Mariscal & Sokoloff analisaram também detalhadamente as políticas de expansão da escolaridade em alguns países latino-americanos de colonização espanhola. Entre as conclusões obtidas, podemos destacar as seguintes:

a) na Argentina, onde a taxa de alfabetização elevou-se de 22,1% em 1869 para 65% em 1914, destaca-se o papel positivo da imigração, uma vez que, além da oferta de serviços educacionais estar entre as políticas de atração, os imigrantes já tinham nível de instrução maior. Como conseqüência, o sistema escolar concentrou-se nas regiões mais prósperas como Buenos Aires e regiões que receberam imigrantes (p. 178). Contrariamente ao caso norte-americano, a expansão escolar argentina teve pouca relação com um movimento geral de democratização, dado que reformas eleitorais não precederam essas políticas (p. 183).

b) No Chile também se destacou o papel da imigração. Entre 1885 e 1910, a proporção de alfabetizados cresceu de 28,9% para mais de 50%. Assim como na Argentina, a população alfabetizada concentrou-se nos grandes centros. Embora as escolas privadas fossem maioria, o governo chileno adotava um ativo programa de subsídios à educação. Além disso, as exigências da legislação chilena para que um indivíduo pudesse votar eram bem mais brandas, o que sugere uma distribuição de poder político mais igualitária no país (p.185-186).

c) A Costa Rica também possuía uma estrutura social mais igualitária, talvez em parte por ter uma região montanhosa e poucos minerais a explorar – ou seja, devido a sua dotação inicial de fatores, levando o país a criar instituições mais igualitárias[1]. Na década de 1880, os gastos com educação aumentaram substancialmente na Costa Rica, pois a educação era vista como a base para uma democracia. Durante a crise econômica de 1881, subsídios federais ao ensino secundário e superior foram suspensos, mas tais cortes de gastos não afetaram o ensino primário (p. 186-188).

d) O caso mexicano pode ser caracterizado por desordem política (North, Summerhill e Weingast, 2000) após a independência, o que prejudicou seriamente a adoção de políticas voltadas à educação básica. Somente a partir do século XX é que o México conseguiu centralizar a política educacional. A centralização poderia ter sido benéfica para as províncias mexicanas mais heterogêneas e desiguais, cujos problemas de ação coletiva eram certamente maiores. No entanto, o governo federal não tinha autoridade suficiente em muitas províncias. Nas províncias ao norte, cujas populações eram relativamente mais homogêneas e igualitárias, a centralização federal impediu a continuidade de boas políticas que vinham sendo implementadas até então em relação à educação.



E o Brasil? Vou ver se lido com essa questão na minha dissertação.





[1] Pode-se argumentar que Coréia do Norte e Nepal, por exemplo, são países de região montanhosa e, no entanto, não apresentam instituições igualitárias. Estes países, no entanto, não foram colonizados com vistas à exploração econômica. Não estamos defendendo aqui que a geografia tem papel preponderante, mas que, estritamente no caso dos países latino-americanos, os quais foram colonizados pelos europeus, o relevo da região pode ter tido papel significativo na determinação das instituições, estas sim, fundamentais para explicar a desigualdade.

Comentários

Comentários:

A Costa Rica, parece que graças aos investimentos em educação, conseguiu mudar sua inserção na economia internacional. De polo de turismo e exportador de bens primários, parece que o país já está recebendo investimentos externos de alta tecnologia, e exportando computadores! Li isso quando estava estudando para fazer o artigo da lei de Thirwall.

Centralizar a educação básica no governo federal, sob a lógica de que os governos subnacionais não têm competência e nem recursos para isso, é uma atitude muito polêmica. Trabalhei com isso na minha monografia de graduação. Seria economicamente mais eficiente que houvesse cooperação técnica entre as esferas de governo, de modo a aproximar os formuladores de políticas e os cidadãos beneficiados. Tem toda uma literatura sobre essa questão.

Se tu quiser uns artigos sobre políticas educacionais na América Latina, dá uma olhada nesse site:
http://www.preal.org/

Abraço
Marilda disse…
Realidade e Utopia

Libertar para a vida

Pesquisando e recolhendo material para projetos futuros,um dos artigos mais condensado e completo encontrado , foi o escrito por “Maricele Passos” sobre a “Pedagogia do Oprimido” (Paulo Freire) que trata da opressão social e em particular e especial a educacional, pois ambas , nesse caso, andam de mãos dadas.
Pode parecer um assunto repetitivo, mas é obviamente básico para a formação integral do ser humano.
A opressão é apresentada como problema crônico social, visto que as camadas menos favorecidas são oprimidas e terminam por aceitar o que lhes é imposto, devido à falta de conscientização, sem buscar realmente a chamada libertação. A libertação é um “parto” conforme afirma “Paulo Freire”, pois a superação da opressão exige o abandono da condição “servil”, que faz com que muitas pessoas simples apenas obedeçam a ordens, sem, contudo questionar ou lutar pela transformação da realidade, fato motivado especialmente pelo medo. onde as realidades são, em sua essência, domesticadoras, ou seja, é cômodo para o opressor que o oprimido continue em sua condição de aceitação. A Pedagogia do Oprimido busca a restauração, animando generosidade autêntica, humanista e não “humanitarista”, pois se propõe à construção de sujeitos críticos, comprometidos com sua ação no mundo. A educação exerce papel fundamental no processo de libertação, o educador é considerado um mediador importantíssimo nesse processo de conscientizar para transformar, pois a opressão é uma forma sinistra de violência O aluno é visto como sujeito que nada sabe, a educação é uma doação dos que julgam ter conhecimento, chamado de alienação da ignorância, pois não há criatividade, nem tampouco transformação e saber, existindo aí a “cultura do silêncio”, “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”, esta famosa frase pareceu, a princípio, ter um efeito bombástico denunciou toda opressão contida na educação, mas foi só isso, na realidade tudo ficou e continua sendo igual, por muitos motivos que não vem ao caso discutir agora. O grande destaque para a superação da situação é trabalhar a educação como prática de liberdade, onde a realidade é inserida no contexto educativo, sendo valorizado o diálogo, a reflexão e a criatividade, de modo a construir a libertação, alias o diálogo aparece no cenário como o grande incentivador da educação. O educador antes “dono” da palavra passa a ouvir, pois “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.
Isto é justamente o que foi chamado de mediatização pelo mundo, espaço para a construção do profundo amor ao mundo e aos homens. Contudo é preciso que também haja humildade e fé nos homens, uma metodologia pautada no universo do educando que requer a investigação, “o pensar dos homens referido” à realidade, seu atuar de forma interdisciplinar, por isso a mudança deve acontecer através desta pelo diálogo tendo como compromisso a libertação das massas oprimidas que são vistas como “mortos em vida”, onde a vida é proibida de ser vida, transformar as realidades a partir da união e da organização, instaurando o aprendizado da pronúncia do mundo, onde o povo diz sua palavra. Nesta teoria Pedagógica à organização não pode ser autoritária, deve ser aprendida, esse aprendizado em extrema união, buscando instaurar a transformação da realidade que os mediatiza. O que fica evidente é que o opressor precisa de uma teoria para tornar possível a ação da opressão, deste modo o oprimido também precisa da teoria para sua ação de liberdade, que deve ser pautada principalmente na confiança no povo e na fé nos homens, para que assim “seja menos difícil amar”.
A utopia bem trabalhada e com seriedade, nesse caso, se transformará em plena realidade.

Marilda

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen