Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2007

Mais um seminário em CGE

Sexta-feira: dia de seminário. Hoje foi a vez de um parente distante daqueles famosos irmãos de Boer (ex-jogadores da seleção holandesa) apresentar dois papers sobre modelos de equilíbrio geral computável aplicado para o caso da Palestina. Desde a nova intifada e com os seus conflitos com Israel, a Palestina tem apresentado queda brutal em muitos indicadores econômicos, o que nós não estamos acostumados a ver. Sempre falamos de crescimento ou estagnação (geralmente significando crescimento baixo, como no caso do Brasil). O modelo é complicadíssimo, mas aí vão os papers:

http://www.econ.fea.usp.br/seminarios/2007_1/16_03_2007_Boer_Palestina.pdf
http://www.econ.fea.usp.br/seminarios/2007_1/16_03_2007_Boer_intifada.pdf

Para os que nada entendem de equilíbrio geral computável (CGE), não leia, ou leia a introdução e as conclusões.

Quanto ao parentesco do autor com os irmãos de Boer, o professor de Boer afirmou que foi um membro do lado negro da sua família o culpado pela desclassificação da Holanda na última Eurocopa, hehe.

Um comentário:

Ricardo Agostini Martini disse...

Pode estar certo, se o manual de Econometria for o Greene (e em quase todos os mestrados sempre é), não vai ser tranqüilo. As demonstrações de teoremas do livro não são triviais, ele não expõe todos os passos das demonstrações, e ainda tem alguns erros de matemática...

Mas é claro, minha dificuldade estava condicionada a minha inexperiência em Econometria e minha antipatia pela professora (uma legítima Bob Camps em versão feminina!). Espero que tu tenhas mais sorte do que eu nessa matéria!

Abração