Páginas

terça-feira, 27 de março de 2007

Equação de Slutsky em uma linha

Não é preciso escrever muito pra publicar na American Economic Review. Philip J. Cook que o diga. Em 1972, ele escreveu um paper, cuja referência está abaixo:

Cook, Philip J. A "One Line" Proof of the Slutsky Equation. The American Economic Review, Vol. 62, No.1/2 (1972), p. 139.

Infelizmente não tenho o link. Se ficarem curiosos, procurem no JSTOR (se estiverem nas suas faculdades) ou na biblioteca mesmo. Caso façam isso, comparem a prova do Cook com a do Samuelson (Foundations of Economic Analysis), o livro texto da geração de nossos pais.

É, é uma página mesmo, a 139. Tô com ela na minha frente. Nosso professor de micro (o Danilo) dá um texto por semana pra nós pra que o Mas-Collel não tome conta de toda a nossa mente.

Pra quem não sabe: Equação de Slutsky é fundamental na teoria microeconômica. Ela separa os efeitos causados pela reação do consumidor a uma variação no preço de um bem (ex: limões) em duas partes: um efeito devido à substituição de um bem por outro(s) causado pela mudança nos preços relativos (ex: antes o preço da laranja era duas vezes o preço do limão. Agora é três. Portanto, comprarei mais limões e menos laranjas) e outro causado porque você agora pode comprar mais ou menos bens: sua renda real mudou (ex: antes eu comprava oito limões com minha renda, agora compro dez). Pra isso, temos uma equação que soma os dois efeitos para chegar a variação total da demanda em relação a variação de preços.

3 comentários:

Guilherme Stein disse...

wow! tava aqui no Nape e fui lá na biblioteca tentar achar... É uma página mesmo! Na real, meia página... ainda to tentando entender mas que é divertido isso é! hehehe!

Abraço amigo Thomas

Ricardo Agostini Martini disse...

Hum... muito interessante! Isso me dá alguma inspiração para começar a escrever meus próprios artigos.

Abraço

Diego Brandao disse...

Mas os artigos de economia matematica tendem a ser pequenos. E realmente algumas provas sao exageradamente grandes e insuportaveis...