Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Seminários da semana

Em primeiro lugar, minhas desculpas por estar afastado da blogosfera recentemente. Pretendo contribuir mais com textos sobre história econômica, filosofia política, cristianismo, além dos tradicionais posts acerca da vida de mestrando na USP.

***

Da vida de mestrando, posso apenas comentar que anteontem tivemos a presença do Prof. Philip Arestis, do Department of Land Economy da University of Cambridge. Sua palestra, aproveitando sua passagem no Brasil para o I Congresso Brasileiro Keynesiano, foi sobre a macroeconomia britânica nos últimos anos e algumas críticas a algumas proposições consensuais. Nada diferente do que esperamos de um pós-keynesiano. Alguns professores estavam visivelmente incomodados com o que Arestis disse.

***

Nesta semana, temos também a presença do historiador econômico John Nye, da George Mason University. Bati um papo com ele na quarta-feira, momento no qual ele deu algumas opiniões acerca de meu projeto de dissertação. Hoje em breve, teremos um seminário com ele sobre a politica tributária e o crescimento britânico no século XIX. O texto está disponível no site http://www.econ.fea.usp.br/seminarios/2008_1/18_04_08_John_Nye.pdf

Lembrando que Nye, um historiador novo-institucionalista, era professor da Washington University in St. Louis, onde trabalhou por muitos anos com o Nobel Douglass North, também historiador econômico e líder da Nova Economia Institucional.

4 comentários:

Philipe Berman disse...

O Nye é muito bom!! A GMU deve despontar como um grande centro de pesquisa em história econômica nos próximos anos. Além do Nye, eles já contam com Gary Richardson e Werner Troesken!!

Anônimo disse...

Gostaria de acessar o link que você colocou,mas esta dando erro ao abrir...

O contato com professores de outros institutos é sempre estimulante,parece que a USP sempre oferece essas oportunidades.
Abraços. Fernando Gonçalves

Thomas H. Kang disse...

Poxa, aqui não tá dando erro, Fernando. Me manda teu e-mail que eu te mando o texto.

Bem, os bons cursos de pós costumam manter um programa de seminários acadêmicos. Nesse quesito, outros cursos também tem programas similares.

Anônimo disse...

Acho que o problema era meu Pc mesmo, agora em casa consegui abrir,Obrigado.
Ta muito bacana o blog hein

Fernando Gonçalves