Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Projeto de dissertação

Aí vai o resumo do meu projeto de dissertação de mestrado entregue à FAPESP no fim de agosto sob a orientação do Prof. Dr. Renato Perim Colistete (a quem preciso agradecer devido a enorme ajuda que possibilitou a entrega do projeto antes de minha viagem):

O objetivo do estudo é analisar como a distribuição de poder político desigual existente no Brasil influenciou as decisões relacionadas à provisão de serviços públicos como saúde e educação, aspectos importantes para se avaliar os níveis de padrão de vida entre o final do século XIX e meados do século XX. Para o fim proposto, o estudo utilizará o arcabouço teórico da Nova Economia Institucional, cujo principal representante é Douglass North, e as novas contribuições nessa linha de pesquisa para a história econômica da América Latina, principalmente Engerman & Sokoloff (1997, 2002), segundo os quais a desigualdade latino-americana tem suas origens na dotação inicial de fatores e no tipo de colonização resultante, o que teria levado à criação de instituições que contribuíram para a persistência da desigualdade ao longo da história econômica latino-americana. No entanto, mais do que no crescimento de longo prazo, o estudo preocupa-se com a influência das instituições no desenvolvimento compreendido – a partir das contribuições de Amartya Sen – como expansão de capabilities, que inclui o acesso a serviços de saúde e educação. A pesquisa será baseada essencialmente em uma combinação de análise de documentos da época (leis, decretos, constituições), da literatura histórica e teórica existente e de indicadores quantitativos elaborados a partir de dados primários relativos à distribuição do poder político, educação e saúde. Como resultado, espera-se lançar luzes sobre os motivos pelos quais o Brasil apresentou níveis de qualidade de vida extremamente baixos de forma persistente ao longo do período de notável crescimento econômico e industrial entre final do século XIX e meados do século XX.


2 comentários:

Leonardo Monasterio disse...

Thomas,
O E Reis - IPEA-RJ - estah com dados de participacao eleitoral por municipio circa 1870. Sao dados sensacioais que podem dar novas luzes a essa questao. Se vc quiser, eu te envio uma versao preliminar de um paper que ele elaborou sobre o tema. Me mande um e-mail.
Abracos e boa sorte sorte com a pesquisa,
Leo.

Ricardo Agostini Martini disse...

Bá! Tu já definiste o teu projeto de dissertação em um semestre!

Aqui, eu ainda estou pensando nos temas dos meus artigos de Modelos Hierárquicos, Dados em Painel e Metodologia da Economia, e isso se não aparecer mais nenhum daqui pra frente! Projeto de dissertação, só no ano que vem.

Boa sorte pra ti!