Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Lucerna e algumas outras observações

Hoje visitei Luzern (Lucerna) sozinho pela tarde. Alena e Daniel precisavam ir ao casamento da irmã de Daniel e, então, escapei com o intuito de incomodá-los o menos possível. Logo que saí da rodoviária (Bahnhof) me deparei com um belo lago à direita, cujos habitantes mais chamativos são os cisnes - sociáveis criaturas que andam pelas calçadas querendo comida dos turistas.

Diferentemente de Bern, Luzern tem maior influência católica, pelo que pude perceber pelo número de velhas igrejas católicas que encontrei nas minhas andanças. Tal predominância foi confirmada pelo casal que está me hospedando, uma vez que o cantão da região é historicamente católico.

Além disso, a economia de Luzern é visivelmente voltada para o turismo. Uma espécie de Gramado superdesenvolvida. Muitos hotéis e uma extensa oferta de serviços para as centenas de turistas que eu mesmo vi. Muitos orientais, muita gente falando inglês, além, é claro, do Schweizer Deutsch deles.

O curioso na Suiça é que uma refeição é muito cara: comprei roupas de boa qualidade que foram mais baratas que muitas refeições. Dificilmente gasta-se menos do que 12 ou 13 francos suiços por almoço. Mas por 15 eu comprei até roupa de inverno, camiseta da Victorinox em Luzern, etc.

Última coisa: aqui temos vários cartazes anunciando a Euro 2008 sediado por Suiça e Áustria no ano que vem. Amanhã, quem sabe visito Zurique. Segunda tenho que estar em Genebra.

Nenhum comentário: