Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Estude econometria

Se existe algo que vale a pena estudar e que não tem recebido muita atenção lá na UFRGS é a econometria. Para uma boa pós-graduação, ter estudado econometria para a ANPEC antes faz uma boa diferença. É evidente que diversos conceitos da microeconomia são retomados na pós. No entanto, não lembrar deles não é um grande problema: o Mas-Collel (re)ensina. Contudo, econometria não é bem assim e ter noção clara da abordagem matricial é fundamental.

Meu ex-colega Tarso, que atualmente está na PUC-Rio, concordaria comigo. Infelizmente, durante meus estudos para a ANPEC, deixei econometria um pouco de lado, o que vem me prejudicando desde o curso de verão. Também é visível que alunos de outros centros têm muito mais preparo na área. Somando UFRGS e falta de estudo, temos um aluno que precisa correr atrás.

A USP tem econometristas de ponta. Recomendo fortemente que futuros econometristas pensem com carinho especial na USP. Pena que não é minha área. É possível que sejamos o melhor centro nessa área no país tendo professores como Denisard Alves (Yale), Naércio A. Menezes Filho (London - painel), Ricardo Avelino (Chicago), Vera Fava (séries temporais), entre outros.

4 comentários:

Ricardo Agostini Martini disse...

Eu já falei que eu sou quem mais toma pau em Econometria de todo Cedeplar???

E saber Econometria não é só decorar o Gujarati, ou qualquer ou tro manual, é saber pegar dados e rodar regressões em softwares e tirar conclusões econômicas dos resultados.

Henrique Brusius Renck disse...

"É possível que sejamos o melhor centro". Quem me dera eu já me sentisse tão parte do meu centro também. O que é meio estranho, porque senti-me parte orgulhosa da graduação neste mesmo centro durante quatro anos.

E que venha a Econometria! Já sofri nessa cadeira na graduação, agora é que seria mesmo lindo de assisitir se não fosse comigo. E Ricardo, no final das contas somos todos filhos bastardos de um certo bom velhinho de nome Fisher...

Raphael disse...

Prezado companheiro de labuta,
pelos ultimos comentarios de seu blog e pelas conversas que tivemos, acho q vc deveria aproveitar o q ha de melhor no nosso centro e fazer uma dissertacao aplicada, assim vc junta seu interesse por pobreza e desigualdade e ainda aprende econometria, afinal e so pondo a mao na massa que a gente aprende esse treco.

Fernando Gonçalves disse...

Olá!
Gostei bastante do blog e gostaria que continuasse a escrever,são normalmentes textos interessantes.Em relação a econometria, confesso que depois do seu "toque" tenho dado mais atenção.
Abraços.