Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Otimização dinâmica: por que não aprendi isso antes...

Em minhas primeiras semanas de mestrado, já foi possível perceber a grande defasagem existente nos cursos de Economia no nosso país. É evidente que a otimização dinâmica é muito útil para aqueles que querem fazer qualquer tipo de modelagem matemática em Economia (não importando a escola de pensamento).

O fato é que poucos cursos oferecem como eletiva/optativa alguma disciplina de equações diferenciais. Ou seja, não estou sequer pedindo que seja obrigatória, pois sei que muitos alunos não interessados na academia não querem ter um semestre terrível devido a isso. Portanto, não defendo a idéia de que alunos metodologicamente ou profissionalmente pouco interessados em matemática avançada sejam obrigados a cursar tais disciplinas. No entanto, para os que se interessam e querem sofrer menos em um curso de mestrado, deveria haver a opção. E não só em função do mestrado. Muito do que é feito e publicado em Economia lida com otimização dinâmica. Por exemplo, um modelo de Taylor para a trajetória ótima a fim de minimizar o custo social causado por inflação e desemprego, como nos mostrou o Prof. Chiappin.

Aqui na USP, aprenderemos otimização dinâmica em duas semanas e meia. Convenhamos, isso não é humanamente possível. Teremos apenas uma vaga idéia do que se trata: mais ou menos como tudo que estamos vendo ao longo do curso de verão. Isso que os professores são bons...

5 comentários:

Ricardo Agostini Martini disse...

Eu vou ter um semestre inteiro só dessa cadeira, e é obrigatória! E ainda vou ter uma cadeira de Equações Diferenciais no primeiro semestre. Agora, no nivelamento, estou tendo Análise Real em "Introdução à Economia Matemática".

O Cedeplar parece ter um curso de pós em economia bastante matematizado. Porém, a maioria dos alunos se declara heterodoxo, por cansar de ver tanta matemática no primeiro semestre do curso!

Vamos ver no que vai dar...

Abração, e muita sorte e sucesso para ti!

Thomas H. Kang disse...

Ricardo,

O CEDEPLAR me parece ser um centro muito organizado e que forma excelentes alunos. Talvez eles tenham razão em exigir tanta matemática, embora seja penoso. Melhor seria se a graduação ajudasse um pouco...

MP disse...

Estou fazendo esta disciplina no terceiro semestre da graduação.
É muito complicada, e muito difícil encontrar material para estudar

Anônimo disse...

Sou aluno do Ibmec, apesar de muito caro, a faculdade vale a pena. Vemos isso obrigatoriamente no quarto período... E é neste período que me encontro. Resumindo: to na merd@ mas to feliz.

Warllen Gonzaga disse...

Na UFOP tbm vemos mto rápido a a matéria no nivelamento.