Pular para o conteúdo principal

Dawkins está certo?

Richard Dawkins, famoso biólogo evolucionista britânico, tem causado polêmica no meio religioso. Em meados do ano passado, Dawkins, autor dos livros O Gene Egoísta e Deus, Um Delírio, provocou diversas reações ao inventar um acampamento ateu para crianças - similar ao realizado por instituições religiosas.

Se alguém quiser ler algo na direção oposta aos argumentos apresentados por Dawkins, é bom começar por Alister McGrath, professor de teologia (ordenado pela Igreja da Inglaterra, pertencente à Comunhão Anglicana) e doutor em biofísica molecular por Oxford. Seu livro de resposta, chamado de "O Delírio de Dawkins", tem se tornado referência.

Admito, não li qualquer um deles, mas tenho tentado me informar a respeito. Não que debates apologéticos resolvam definitivamente algum assunto, mas podem ser de ajuda.
.

Comentários

Felipe Katsumata disse…
Acho que ninguém tem o poder de dizer se Dawkins está certo ou não na questão da existência divina. Mas acho que ele está errado em tentar provar para as pessoas a não existência. A religião (séria, não aqueles shows de fé) tem uma grande utilidade na vida das pessoas, mesmo que seja uma fuga da realidade, conheço pessoas que vivem melhor sendo membro de alguma igreja. A discussão sobre a existência de Deus me parece, portanto, inútil, pois em primeiro lugar não há como provar o sim ou o não, e quem não acredita não passará a acreditar mesmo com os melhores argumentos (ou vise versa). Acho que o grande problema da religião é o seu poder de tapar os olhos das pessoas, distanciá-las da realidade de mais, acreditaram que tudo, exatamente tudo só acontece por meio de mãos divinas, a religião, nesse ponto, é algo prejudicial, se torna algo como uma supesrtição.
Thomas H. Kang disse…
Felipe,
Concordo que não podemos ter provas da existência ou não-existência de Deus. Não costumo ler muito sobre esses debates, mas entendo que algumas pessoas gostam e precisam de argumentos racionais (que não provam, mas...) para sustentar suas posições. Meu intento foi apenas divulgar um contraponto a Dawkins.
Também concordo quanto ao papel prejudicial da religião quando tratada como superstição. Carregar bíblias como amuletos ou coisa parecida não fazem parte da teologia cristã em geral, mas certamente muitos a encaram dessa forma.
Até e obrigado pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen