Pular para o conteúdo principal

Exata ou social?

Quem conhece muito pouco sobre Economia costuma dizer que ela é uma ciência exata às vezes. De fato, a Economia de hoje se assemelha às ciências exatas em certos aspectos, mas, obviamente, a maioria das pessoas que afirma isso o faz pelos motivos errados.

A microeconomia como marco teórico é essencialmente matemática. Talvez esse seja o grande choque da pós-graduação. Enquanto na graduação simplesmente nos atemos mais à maximização de funções de utilidade ou lucro, a pós-graduação exige conhecimento em matemática que transcende muito o que se aprende na graduação. Isso não é um ode a superioridade da pós, até porque pouca intuição adicional é aprendida na pós-graduação.

Àqueles que tem verdadeira ojeriza a parte de exatas, eu realmente recomendo que não insista em mestrado ou doutorado em Economia. Pelo menos nas escolas ortodoxas. E, caso queira fazer nas escolas heterodoxas, é bom deixar claro que seu espaço de discussão pode ficar reduzido. Não digo isso por preconceito à heterodoxia, mas uma boa pesquisa alternativa seria muito enriquecida se o acadêmico tem o conhecimento técnico necessário para fazer críticas ao mainstream.

As inovações que os economistas costumam aceitar melhor muitas vezes partem de idéias que até foram consideradas heterodoxas em seu início. No entanto, só quando um economista com conhecimento da escola dominante se preocupa com a idéia é que se gera um programa de pesquisa mais sólido no tema. Vejamos o exemplo da Nova Economia Institucional, que retoma idéias sobre a importância das instituições ligando-as a custos de transação. Outro exemplo são idéias de justiça distributiva, praticamente marginalizadas até Sen criticar Rawls, utilitarismo e economia do bem-estar. Ambos partiram de conceitos microeconômicos já conhecidos.

Para quem quiser ver um curso de ciências sociais com teoremas e provas matemáticas, clique aqui no programa de Ph.D. da Caltech.

Sim, Economia continua sendo ciência social, mas isso não significa que a matemática seja descartada. Aliás, ela pode ser bem útil.

Comentários

Diego Maciel disse…
Kang, interessante falar sobre Matemática e Economia. Hoje mesmo li um artigo na internet falando sobre isso. Se tiver tempo, dá uma lida nele e dê sua interpretação. Segue o link abaixo.

http://www.libertarianismo.com/index.php/menuartigos/artigos/220-matematica-na-economia-bom-ou-ruim-

Acho uma boa discussão o assunto.
Thomas H. Kang disse…
Para ser sincero, embora eu acredite que o método austríaco não deva ser ignorado, achei pouco embasadas muito do que o autor disse. A microeconomia em geral não faz comparações interpessoais de utilidade quando a função de bem-estar é utilitarista. As curvas de indiferença são ordinais. A maximização de utilidade é marco teórico que é tão pouco verificável ou falisificável quanto todas as proposições austríacas.
A crítica à econometria até pode ser feita. Mas gostaria de ver uma alternativa austríaca para análises empíricas, o que não existe até onde sei.

Vou parar por aqui porque estou um pouco cansado de discutir com austríacos, que embora façam críticas interessantes eventualmente, têm dificuldades de montar um programa de pesquisa progressivo, para usar a terminologia Lakatosiana.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen