Páginas

domingo, 7 de janeiro de 2007

Um pouco sobre garoa e análise

Como já disse pra alguns, não houve dia em que não tenha caído alguma gota de água. Nesses meses, a coisa vai ser sempre assim em São Paulo. Bem, isso é apenas uma manifestação de frustração de quem deixou roupas quase secas se molharem.

Na USP é o mesmo drama: rastros embarrados, chuva o tempo todo, sofrimento pra ir até o bandejão... Ontem, sábado, até o ônibus circular da USP sumiu e eu tive que subir todo o percurso até o portão de pedestres a pé e, é claro, na chuva. No domingo, após o sol raiar no meio da tarde, peguei um "toró" enquanto esperava o ônibus.

A chuva, além de todos os incômodos, deixa-me em estado letárgico e não tenho vontade alguma de estudar. Desculpa esfarrapada, eu sei.

***

A análise é preocupante. Meu ex-colega Bartels (do IME), consolou-me ao dizer que entende minhas dificuldades, uma vez que já estudou análise. Definir que o conjunto dos números reais (R) é um corpo é fácil: se x, y є R, sabemos que x + y e xy também pertencem a R. Além disso, R é um corpo ordenado, uma vez que obedece a duas propriedades: (a) x,y є R+, então x+y є R e xy є R; (b) se x є R, ou x=0, ou x є R+ ou x є R-. E ainda, se x é menor que y, então y-x є R+.

Bem, estou estudando usando os pobres leitores. Acho que isso vai diminuir minha participação no mercado de blogs.

Mas, por último, saibam que R é um corpo que, além de ordenado, é completo. Ou seja, todo conjunto não-vazio limitado superiormente X (contido em R) possui supremo b=sup X є R.

***

Pra quem não me agüenta mais, abraços e beijos. Prometo que a próxima será melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Haha, pelo menos você está estudando análise real. Se fosse análise em espaços métricos você ia ter que provar, pra provar que R é completo, que toda sequência de Cauchy em R converge. E isso, meu amigo, é um pesadelo.

Thomas H. Kang disse...

Bom, na verdade eu vi isso, mas acho q não preciso saber provar, graças a Deus... O fato é q eu tive isso tudo em dois ou três dias...