Pular para o conteúdo principal

Sobre o regime cubano

Outro paper que apresentarei no XVI WEHC será o controle sintético que aplicamos para Cuba. Antes que opiniões surjam por aí sobre as conclusões de nosso paper, vou colocar aqui meu posicionamento pessoal acerca da situação em Cuba. Meus coautores não tem qualquer relação com as minhas opiniões.

1. Segundo nossas estimativas, se Cuba não tivesse adotado o regime comunista, acabando com instituições de mercado, Cuba teria, ao longo do período 1959-1974 um nível de PIB maior do que o apresentado de fato - embora possivelmente fosse sofrer mais com a crise internacional se sua economia estivesse aberta. É apenas isso que o controle sintético encontra e nada mais, sem extrapolações políticas adicionais. De qualquer maneira, a fase que é considerada por alguns (Brundenius, 2009) como bem-sucedida (os primeiros 25 anos de Revolução), não teria sido tão boa assim de acordo com o que encontramos. Nossa conclusão não difere de Ward e Devereux (2011). Para explicar isso, utilizamos argumentos qualitativos de que o problema foi institucional e relacionado ao fim dos mecanismos de mercado.

2. O argumento refere-se somente a PIB. Em nenhum momento, essa relação pode ser estendida para outras variáveis relacionadas a educação e saúde, por exemplo. Na minha opinião pessoal, as políticas cubanas de educação parecem ter sido positivas, embora possa se questionar o conteúdo ideológico, etc. Não podemos, no entanto, esquecer que os dados cubanos já eram muito bons em termos de indicadores sociais antes da Revolução - mas as melhorias continuaram após a Revolução. Isso é extensivamente documentado pela literatura (ver McGuire and Frankel, 2005, por exemplo).

3. Aparentemente, houve redução das disparidades sociais em Cuba com a Revolução, embora possa se dizer que todos permaneceram pobres. No entanto, essa alocação de recursos atual pode ser positiva para uma posterior abertura cubana, uma vez que a dotação inicial afeta bastante os resultados finais com a entrada do mercado. É só não termos um processo de privatização como o russo, que criou uma máfia.

4. Eu visitei pessoalmente Cuba devido à uma reunião do Conselho Mundial de Igrejas e vi que havia pobreza. Mas também entendi o sentimento nacionalista de um país que sempre sofrera interferência da invasiva política externa norte-americana, fato que também é extensivamente documentado (Pérez-Lopez, Mesa-Lago, etc.). Nada justifica a adoção de uma ditadura, seja ela de direita ou de esquerda, em qualquer país. Também entendi que a boa educação e saúde é algo que eles de fato valorizam e, embora sem certas liberdades políticas, acredito que muito brasileiro em pobreza extrema no sertão nordestino, poderia preferir nascer em Cuba. Em nenhum momento estou defendendo o regime cubano, que é injustificável - assim como o de qualquer outra ditadura. Mas nós no Brasil somos piores em várias dimensões e isso deveria contar se nossa visão de sociedade não é unidimensional ou lexicográfica (com prioridade absoluta para liberdades políticas).

5. Como Cuba, tão perto dos Estados Unidos, pode se beneficiar disso no futuro sem que se torne uma espécie de colônia norte-americana? Não é simples anti-americanismo. Mas talvez essa seja a pergunta mais problemática para alguns cubanos. Não é simples nacionalismo, mas o direito à autodeterminação. Não acho que o preço a ser pago sejam as liberdades políticas individuais (que também são problemas em ditaduras de direita). Mas essa é uma questão - que eu discutiria com prazer, pois é um assunto difícil. Do ponto de vista puramente econômico, ser uma economia satélite dos EUA seria talvez a melhor coisa. Mas nem sempre é só isso que importa. O que importa? Só perguntando para o povo, que hoje não tem muita condição de responder. Porto Rico ao menos faz plebiscito e escolhe continuar sendo Estado associado norte-americano. Novamente, temos uma discussão de valores.

6. Dentre os países comunistas, talvez Cuba tenha o governo mais brando. Não falo isso como algo positivo. Mas temos que diferenciar Cuba da Coreia do Norte ou de outros regimes tão nefastos quanto do outro lado do espectro. Arábia Saudita, por exemplo.

7. Obviamente, o problema principal de Cuba não é doença holandesa. 

Novamente reitero que todos os posicionamentos aqui escritos são absolutamente pessoais. Meus coautores e outros não tem nada a ver com isso.

Comentários

Humberto disse…
"REGIME" Cubano

Un turista pregunta en una tienda de música, en La Habana:
- ¿Tiene la canción MORIR DE AMOR, por Las Hermanas Fabrisa, en 45 revoluciones?
- No, pero tenemos MORIR DE HAMBRE, por Los Hermanos Castro, en una
Sola revolución.

Letreros en el Parque Zoológico de La Habana:
Antes de 1960: FAVOR NO DARLE COMIDA A LOS ANIMALES.
Entre 1960 y 1989: FAVOR NO QUITARLE LA COMIDA A LOS ANIMALES.
Después de 1990: FAVOR NO COMERSE LOS ANIMALES.

LA SEMEJANZA
- ¿En qué se parecen el Vaticano y la Reforma Agraria Cubana ?
En que en 50 años, solo han producido cuatro papas.


- Pepe, estoy por creer que Adán y Eva eran cubanos.
- ¿Y eso por qué?
- Porque no tenían ropa, andaban descalzos, no Los dejaban comer ni
Manzanas, y les insistían que estaban en el paraíso.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen