Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dois assuntos: "Occupy Wall Street" e Aprendizado Infantil

1. Talvez Dani Rodrik tenha dito a coisa mais sensata nos últimos dias sobre o movimento protagonizado por estudantes de Harvard na disciplina de Introdução à Economia ministrada por Greg Mankiw. O próprio Mankiw tem falado o que pensa, mas acho que Rodrik capturou muito bem o ponto aqui.

2. O outro link importante da semana foi fornecido pelo Prof. Sabino da UFRGS, divulgando um documento sobre Aprendizado Infantil publicado pela Academia Brasileira de Ciências. Sem dúvidas, um recurso fundamental para políticas públicas no futuro de nosso país.

4 comentários:

Humberto disse...

falta um estudo explorando um possível vínculo entre os vários movimentos Occupy, que ocorre não só em WS mas em muitas cidades americanas, e o crescimento de homeless proporcionado pela crise imobiliária.

Chutando a Lata disse...

Perguntando ao Thomas: eu tenho usado Douglass North em meus cursos de economia brasileira, principalmente o seu lecture nobel - em espanhol. Mas não consegui encontrar uma traduçao do lecture nobel do Amartya Sen. Você conhece alguma versao em portugues ou espanhol?

PS: Estou lendo o livro Brazil - The forging of a Nation - 1798-1852 de Roderick J. Barman e o indico a quem quer conhecer as raízes do atraso brasileiro.

Humberto disse...

alguém mais pareçe ter tido o mesmo insight que eu:

http://online.wsj.com/article/AP1ad8063f8c3a427b92a69e3d55f982a1.html

é fácil fazer o link entre o movimento ocuppy e o crescimento de homeless nos eua. Ainda mais porque há distribuição de comida gratuita nos locais, e as vezes doação de barracas novas e limpas. Metade deve estar lá só por causa disso, e não pelo protesto em si

Thomas H. Kang disse...

Marco,
Não conheço versão traduzida, mas sugiro que você utilize em inglês mesmo... os alunos vão reclamar, eu sei.

Humberto, vou lá checar essa informação.