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sexta-feira, 14 de maio de 2010

Educação importava antes do século XX?

A miopia dos governantes brasileiros em relação à educação talvez tenha ocorrido justamente porque eles não viam a necessidade dos trabalhadores se educarem para que a industrialização ocorresse. Numa fase inicial da industrialização, é possível pensar nesses termos, uma vez que, como dizia Joel Mokyr, o nível de capital humano não era um fator importante para o crescimento na época da Revolução Industrial. No século XX é que ele teria se tornado importante (lembremos que o Brasil estava apenas começando a se industrializar no século XX).

Mas esse paper escrito por alemães parece querer dizer que educação importava na época da Revolução Industrial. Dêem uma olhada. Agradeço ao Ricardo Leal, ex-colega de USP, pela dica.

Um comentário:

Humberto disse...

Durante a graduação na FEA-USP, envolvi-me com um voluntariado em reforço escolar, chamado Projeto Alavanca, com principal área de atuação na favela São Remo (geminada à USP, divindido o mesmo muro inclusive)

constatei fatos surpreendentes, como a existência de desigualdade de renda mesmo dentro de uma favela. Algumas familias até enriqueçem, mas sem atingir aquele patamar que permita adquirir uma moradia melhor noutro lugar da cidade. Mesmo funcionários públicos da USP moram na São Remo.

Pude ver um vínculo entre o défcit habitacional brasileiro e desempenho escolar de jovens. Como todos os lares são apertados, os filhos não possuem um lugar para estudar e fazer lição de casa. O único espaço, quando havia, era na "sala" sobre a única mesa da casa. Durante o reforço, os pais precisavam sair, devido a "lotação" causada pela a presença de 2 ou 3 crianças e mais um professor conduzindo o reforço. Claro que houveram conflitos, pois pai e mãe queriam entrar e desfrutarem de "sossego" dentro de seu próprio lar.

O pequeno espaço das moradias nas favelas brasileiras reduzem essas pequeninas habitações a função de dormitório somente, e as crianças passam o dia todo na rua, por falta de opção de lugar

Escolas deviam fortemente estimular a presença de alunos em suas instalações, seja através de educação em tempo integral, ou pelo menos a construção de ambientes para convivio no tempo extra-curricular, com mais quadras esportivas, mais salas de estudo e bibliotecas amplas, salas de jogos, e até mesmo, porque não, sala de TV. Reter a criançada dentro do colégio, com contratação de terapeutas educacionais, recreadores.