Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Educação no Brasil e História Econômica

Finalmente, a educação está tendo maior destaque na história econômica brasileira. Aldo Musacchio, mexicano e professor da Harvard Business School, está no Brasil e resolveu apresentar um seminário na USP - que será realizado nesta sexta na FEA. O título do artigo, ainda preliminar, é "Can Endowments Explain Regional Inequality? State Governments and the Provision of Public Goods in Brazil, 1889-1930".

Conheci Musacchio em Utrecht e ele se mostrou um pesquisador bastante simpático e disposto a fazer contatos. Já li seu paper, que está muito interessante. Ele também leu o meu e foi a mais dura crítica a meu paper certamente - o que ajuda a melhorarmos o paper. Infelizmente, devido à minha recente mudança para Porto Alegre, não poderei estar no seminário. Mas quem puder, apareça. Musacchio tem um livro e um premiado paper sobre financiamento no Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX (o link do paper só vai funcionar se você estiver conectado a um VPN da sua universidade).

Ademais, vi no site da ANPEC que o trabalho de Bernardo Wjuninski, da LSE, foi selecionado para o Encontro Nacional de Economia. O paper trata da economia política da educação no Brasil - uma perspectiva não muito distante da minha. Ainda não li esse paper do Bernardo, embora tenhamos já trocado algumas figurinhas.

São boas notícias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Kangão,
gostei da volta atividade blogueira.
Abraços, Raphael