Pular para o conteúdo principal

Impressões sobre alguns países

Os limites da ação estatal são sempre um tema polêmico, principalmente quando observamos o alto padrão de vida alcançado por grande parte da população nos estados de bem-estar social europeus. É patente que os países que visitei essa semana (Noruega, Suécia e Alemanha) conseguiram, às expensas de alta carga tributária e esquemas redistributivos, resultados bastante significativos.

Diferentemente do Brasil, a alta carga tributária de fato financia a saúde e a educação da população desses países. A intervenção na economia chega a níveis curiosos: à exceção da cerveja, que não é nem considerado bebida alcóolica na prática, a venda das demais bebidas alcoólicas nos países escandinavos é monopólio estatal. Entrei semana passada em um shopping ao lado da estação de trem em Oslo e lá estava o tal do "Vinmonoplet". Essa loja não tinha preocupação alguma com sua imagem, logomarca ou coisa parecida. Obviamente, apresentava uma grande quantidade absurda de bebidas alcoólicas expostas. (Detalhe: no mesmo shopping, havia uma loja muito legal que tinha tudo que é camisa de futebol do mundo, mas isso não tem nada a ver com o resto do post).

Esquemas de compensação social que lembram muito as idéias de justiça de Rawls ou Sen são muito freqüentes. Pessoas com deficiência recebem ajuda do Estado: uma espécie de compensação por terem tirado os números errados na "loteria genética". Casais que têm mais filhos na Alemanha pagam bem menos impostos para o governo, a fim de incentivar maior natalidade. Uma série de intervenções são aceitas pela população em geral por garantir bem-estar mínimo.

Talvez nossos leitores libertários não se sintam à vontade com tais intervenções. Mas são escolhas feitas por esses sistemas políticos, muito melhores do que o brasileiro. Os europeus reclamam de coisas que nos parecem pouco importantes, mas quem me dera poder reclamar do que eles reclamam.

Comentários

Unknown disse…
Fala Thomas...

tambem gostaria que a intervencao fosse assim, benefica. Que nossos impostos fossem usados com excelencia.

Abs.

G.Howe
Anônimo disse…
Olá Thomas,

Já que você tocou nesta polêmica de que os libertários torcem o nariz com políticas compensatórias, daria para retirar uma dúvida?

Todos sabemos que libertários como Nozick dizem que estas medidas violam o princípio de igualdade de direitos. Eu digo que elas não violam porque é uma proteção potencialmente aplicável para todos os indivíduos da Grande Sociedade.

Sobre esta polêmica, Rawls diz que "cada pessoa deve ter um direito igual ao mais extenso sistema de liberdades básicas que seja compatível com um sistema de liberdades idêntico para as outras". Parece grego isto, mas, no final de tudo, ele concorda comigo. Confirma?
Thomas H. Kang disse…
Olha Roy, eu sou mais propenso a concordar com Rawls do que com qualquer libertário. Não sei se poderia colocar nesses termos, da igualdade de direitos. Mesmo que Nozick esteja certo, será a igualdade de direitos o suficiente? Por que é apenas a igualdade no espaço dos direitos é que vale? Em que espaços podemos defender que deve existir igualdade?
Em suma, "equality of what?", como pergunta Amartya Sen.
Anônimo disse…
Sim, Thomas, eu acho que esta discussão de igualdade de direitos é de extrema importância. Lembre-se que o não-cumprimento de direitos de propriedade privada poderia ser essencial para garantir uma igualdade de "bens sociais primários" ou de "liberdades substantivas". Por exemplo, veja o caso da GM e o corte de 30 mil empregos em Flint que ela anunciou tempos atrás (que ferrou a cidade, coisa demonstrada num filme recente do Michael Moore). Você poderia imaginar que para evitar este mal um governo poderia tomar uma medida drástica, como a estatização da empresa (para simplificar, suponhamos que esta seria a solução ideal de bem-estar para o caso). Lembre-se também que o artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Como o Estado faz “justiça social” favorecendo arbitrariamente os grupos mais fracos e violando o direito dos “mais poderosos”, se a declaração mais famosa do mundo diz que é injustiça que a lei trate indivíduos dando-lhes direitos e dignidade diferenciadas, permitindo a execução de fraude para uns, mas não para outros? E como fica aquele preceito bem aceito que diz: “Nenhum indivíduo é obrigado a fazer algo ou deixar de fazer algo salvo determinação legal”? Será que em determinadas circunstâncias pessoas que pertencem aos “grupos poderosos” não devem ser considerados indivíduos pela legislação? Veja que um direito de propriedade privada nem muito restrito e nem muito frouxo como o da legislação americana é limitação legal justa, porque ela é absolutamente essencial para o bom funcionamento da economia. O Rawls já disse algo assim: “devemos ter princípios de justiça que definem limitações de modo que as pessoas que participam da sociedade não tenham queixa contra elas; qualquer distribuição de bens que resultar daí, será justa, ou pelo menos, não injusta”, coisa que o Hayek até mesmo citou em “Direito, Legislação e Liberdade” (eu já discuti isso com você no post “O debate liberal-igualitário - parte I”). Já Amartya Sen invoca aquele paradoxo da pessoa que viola o direito de propriedade do automóvel do Fulano para salvar a vida de Sicrano, visando assim, validar a legitimidade de uma eventual violação do direito de propriedade privada. O fato de a legislação não conseguir sempre evitar o mal, a despeito de ela levar em conta a equidade, pode ser usado como justificativa para abrir brechas para a idéia que postula que às vezes a violação de direitos alheios é uma coisa boa? Parece claro para você qual posição Rawls e Sen teriam no “dilema de Flint”?
Thomas H. Kang disse…
Roy, desculpa a demora!
Estou com uma visita aqui em Porto Alegre (onde passei os feriados. em breve irei pra são paulo) e acabei deixando o blog um pouco de lado.

Posso tentar responder melhor essa pergunta outra hora. Talvez em algum post. De fato, esse dilema de Flint parece interessante. Nunca tinha pensado nisso. Vou fazê-lo.

Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen