Páginas

domingo, 17 de dezembro de 2006

Mercados financeiros são eficientes?

Muitos modelos econômicos trabalham com a hipótese de mercados eficientes. Até a década de 1970, o pessoal que estuda finanças acreditava platonicamente na hipótese da eficiência dos mercados financeiros.

Mercado eficiente significa que o sistema de preços reflete todas as informações disponíveis e relevantes. No entanto, como mostraram Grossman e Stiglitz (1980), os preços dos ativos não podem refletir perfeitamente as informações. A experiência mostra que os investidores buscam obter informações diretas e não apenas observando a movimentação dos preços, arcando com o custo de obter essa informação. Tal comportamento só é compreensível se há vantagens em obter essa informação. Ou seja, a vantagem informacional gera algum lucro e, portanto, os preços dos ativos não transmitem tudo o que se precisa.

Essa tese é antiga, mas pouco se fala dela na graduação ao menos. Eu, pessoalmente, nunca ouvira falar.

Confira mais em:
Grossmann, S. e Stiglitz, J. (1980). "On the impossibility of informationally efficient markets". American Economic Review 70(3): 339-408 June 1980.
Aldrighi, D. M. (2006). "Uma avaliação das contribuições de Stiglitz á teoria dos mercados financeiros". Revista de Economia Política, vol. 26, n 1 (101), pp. 137-157. janeiro-março 2006.

Nenhum comentário: