Pular para o conteúdo principal

E as distorções do Qualis continuam

Recebi um parecer de uma revista estrangeira da área de Economia, qualificada como B1 pelo Qualis da CAPES. Na sua área específica, ela é considerada uma revista top: no caso, a Journal of Economic History. No entanto, sua nota no Qualis é similar às revistas brasileiras de maior nota. Meu ponto é que as distorções do Qualis da CAPES ainda persistem e talvez tenham sido até acentuadas.

De maneira alguma questiono a qualidade das revistas brasileiras. Acho que as revistas brasileiras hoje qualificadas como B1 são boas revistas, a saber: Revista Brasileira de Economia, Estudos Econômicos, Revista de Economia Política e Revista da ANPEC. Eu mesmo tenho artigos publicados em duas dessas revistas. No entanto, ao receber os pareceres da revista estrangeira que mencionei no parágrafo anterior, percebi o tamanho do abismo que ainda separa as publicações brasileiras das revistas estrangeiras top. Isso não é demérito das revistas brasileiras, é apenas uma questão de concorrência: essas revistas estrangeiras têm muito mais impacto do que as nossas e são procuradas pelos melhores acadêmicos do mundo. A dificuldade de publicar nessas revistas estrangeiras é absurda, os pareceres chegam a ser impressionantes de tão qualificados. O aprendizado que obtive lendo esses pareceres foi enorme, apesar da inegável frustração de receber uma rejeição (embora fosse uma rejeição esperada). Tenho também uma experiência anterior com outra revista estrangeira qualificada como B2. Um patente absurdo a Economic History Review ser apenas B2, onde encontramos artigos clássicos da história econômica internacional.

Não estou aqui pregando que as revistas brasileiras não devem ser B1. Mas se isso acontecer, diversas revistas estrangeiras precisam subir de ranking. Publicar em, por exemplo, Journal of Economic History, Economic Development and Cultural Change, Journal of Latin American Studies, Economic History Review ou World Development é muito mais trabalhoso e pouco recompensado pelo nosso sistema Qualis. 

Emito essa opinião mesmo tendo respeito pela comissão responsável pela definição do Qualis, que contou com gente muito qualificada. Eles devem ter mais argumentos para sua escolha, mas a minha experiência, ainda que pequena, me passa a impressão de que o sistema distorce bastante os incentivos. Não acho que o fortalecimento de revistas nacionais, cujo conteúdo é majoritariamente em português, seja o objetivo que devemos perseguir. A necessidade de dialogar com o resto do mundo acadêmico é imperiosa e, portanto, políticas protecionistas a revistas nacionais não se justificam. Isso não melhora o nível de nossa academia e não se trata aqui de um argumento neoliberal. Quando estivermos academicamente no nível deles, podemos pensar em revistas brasileiras no cenário internacional - mas o caminho ainda é longo até chegarmos lá. 

Comentários

Anaximandros disse…
Concordo com você, mas a tese dominante é ainda mais radical para baixo, querem revistas brasileiras publicadas em português e com baixo fator de impacto como A por área temática da economia e querem resolver isso usando a regra da maioria. Temos também a cota por periódicos ideológicos que cria distorções insuportáveis que repercutem em poder e distribuição de recursos, tudo muito lamentável. abraços do s.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen