Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

ANPEC-Sul e Encontro de Economia Gaúcha

O Encontro de Economia da Região Sul, conhecido também como ANPEC-Sul, ocorreu na quinta e na sexta lá no campus da PUCRS. Paralelamente, ocorreu também o Encontro de Economia Gaúcha. Assisti sessões de ambos os eventos, além de apresentar nosso paper de aplicação de controle sintético para o caso cubano. Os questionamentos foram interessantes, repetindo alguns já feitos em outras oportunidades, mas que reforçaram a necessidade de trabalhar melhor o paper.

Minha avaliação é que os eventos apresentaram trabalhos de qualidade bastante heterogênea: havia alguns trabalhos interessantes, mas outros eram de fato trabalhos muito iniciais. Infelizmente, alguns trabalhos eram superficiais não tanto por conta de seus autores, mas em boa parte pelo que sabemos de ensino de economia em geral no Brasil e, em especial, no RS.

Espero estar no sábado na China. Em parte, esse blog não se manifestou na sexta passada devido aos inúmeros afazeres pré-viagem, inclusive dar as aulas que não serão ministradas na semana em que estarei na China. Vou na quinta-feira, dia 7, e volto no domingo, dia 16. Provavelmente, programarei um post para sexta, enquanto estarei em algum lugar entre Amsterdam e Shanghai.

2 comentários:

Diego Rodrigues disse...

Ola, Thomas;

Quando puderes, explica melhor a parte "(...)mas em boa parte pelo que sabemos de ensino de economia em geral no Brasil e, em especial, no RS." Acho que vale um post.

Abracao, e boa viagem `a China!

Anônimo disse...

Thomas, vi que alguns anos atras você fez alguns comentários em relação a prova da anpec. Eu gostaria de saber o que você pensa em relação a fazer um mestrado nas tops (puc, epge, usp, eesp) x fazer concurso publico. Pois como faz algum tempo que me formei teria que relembrar toda a materia, principalmente os calculos, entao acho que demoraria uns 2 anos para passar em uma dessas 4, ja que tenho que trabalhar tbm. Tenho interesse na área financeira, então gostaria de saber se você acha que vale mais a pena financeiramente no médio prazo eu pegar estes dois anos de estudo para passar na anpec mais os dois anos de mestrado e estudar para um bom concurso publico ou fazer a anpec e depois seguir para a iniciativa privada?
sei que é uma pergunta dificil de responder mas se puder me dar pelo menos uma diretriz do que o pessoal que faze mestrado nessa area costuma fazer e qual o salario médio.
Obrigado