Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mais sobre Samuelson


Ainda estou falando de Samuelson, falecido semana passada. Acho que ele merece mais menções. Em termos teóricos, é o economista mais importante do século XX na minha opinião. Mais do que Keynes ou Friedman, que certamente foram os mais influentes. Esses dois motivaram quase toda a pesquisa que veio depois deles, mas certamente Samuelson foi o que mais contribuiu diretamente para o avanço da teoria econômica (Ricardo Leal novamente recebe os créditos por discutir isso comigo).


Aqui, mais um artigo do Paul Krugman no Voxeu.com sobre as contribuições de Samuelson, chamando atenção para oito contribuições fundamentais do economista. Novamente, Krugman escreve algo mais no final sobre intervenção do governo, como sempre. Mas mesmo os mais conservadores deveriam ler e entender o que significou Samuelson para a teoria.

Quem estudou economia deve-se lembrar de coisas como modelo Stolper-Samuelson, bens públicos, preferência revelada, função de bem-estar Bergson-Samuelson, entre outros. Alguns podem ter ouvido falar dos debates entre ele e Friedman, assim como a controvérsia do capital (ou controvérsia de Cambridge).


Para quem quer saber mais, o MIT disponibilizou uma série de links sobre Samuelson.

Um comentário:

JOÃO MELO disse...

Thomas,

Samuelson foi realmente o verdadeiro CARA. Uma verdadeira legião de alunos seguiram e seguirão lendo seu famoso livro. ELE deixa de maneira absoluta sua marca na ECONOMIA como ela é.

Abraço,
João Melo, direto da selva!