Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Egoísmo

Como economistas, costumamos sempre considerar pessoas egoístas ou auto-interessadas. Embora não sejam termos necessariamente sinônimos, muitas vezes são.  O ponto é se as pessoas são sempre auto-interessadas em seu comportamento. Há espaço para outras motivações para além do auto-interesse?

Antes de talvez ler livros como "Sobre Ética e Economia" de Sen, tão citados nos posts anteriores e que tratam extensivamente do assunto, talvez seja interessante consultar a Stanford Encyclopedia of Philosophy. Há nesse site uma discussão sobre egoísmo, bastante elucidativa para a economia, tratando de conceitos que utilizamos. 


4 comentários:

Henrique disse...

O auto-interesse pode ser endógeno! hahahahaha

http://www.gnu.org/philosophy/economics_frank/frank.html

Lucas Mendes disse...

Olá Thomas!
Foi lançado no Brasil um livro muito interessante sobre o assunto, chamado "Ética - Conceitos Chaves em Filosofia" pela Artmed editora.

(http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2115575&sid=16613711111516319979989111&k5=B38DEAA&uid=)

Analisa as diversas perspectivas éticas, do egoísmo moral e psicológico até a ética ralwsiana.

Outro muito bom, talvez até melhor, é o livro de James Rachels "Fundamentos de Filosofia Moral" eu tenho pela editora Gradiva de Portugal, mas parece que saiu uma edição no Brasil recentemente.

Abraço
Lucas

Lucas Mendes disse...

Curioso que no egoismo racional ou mesmo no ético, não tenha a Ayn Rand, supostamente a inauguradora do ramo.... ao menos para quem a conheceu lendo os textos do Rodrigo Constantino (www.rodrigoconstantino.blogspot.com)

Thomas H. Kang disse...

A influência da Ayn Rand é um pouco limitada. De fato, a[i] impressão[/i] que dá é que só os libertários a conhecem.

valeu pela indicaçao do livro!

abs