Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dasgupta sobre ecologia, desenvolvimento e Índia

Eu nunca li nada do Partha Dasgupta, professor no Departamento de Economia da Universidade de
Cambridge. Conta-se por aí que ele e o Amartya Sen não são melhores amigos, assim como também se conta que Dasgupta não tinha grande apreço por fãs incondicionais de Keynes lá em Cambridge. Findada a seção de fofocas, temos esse artigo que meu ex-colega Henrique (que nunca atualizou seu lattes) indicou sobre Índia e desenvolvimento de autoria do Dasgupta. 

Parece haver alguma verdade no que ele diz. Os atuais índices de desenvolvimento em geral parecem ignorar a questão ecológica ou dos recursos naturais. Sei pouco a respeito do tema, apesar de ter tido contato com o Prof. Ricardo Abramovay, que sempre escreve sobre o tema. Ou mesmo da preocupação constante do Conselho Mundial de Igrejas com a questão da eco-justiça (englobando ecologia, economia e ecumenismo como ponto de partida). Mas enfim, vale a pena dar uma olhada no artigo de Dasgupta, criticando Sen e Bhagwati.

2 comentários:

Henrique disse...

Pô Kang, até eu já tinha procurado meu lattes e não encontrado! Vc tá pior que o Gustavão!

N minha opinião, aind mais intrigante que a questão ambiental é o debate sobre qual a melhor maneira de combater a pobreza: diminuindo a desigualdade ou turbinando o crescimento...

Conhece casos de sucesso que escolheram política e explicitamente a segunda alternativa?

Anônimo disse...

O Henrique é um grande economista. Pena que não dá atenção para seu lattes. Abs, GT