Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

História econômica do século XX

Muitas vezes, pessoas interessadas em história econômica mas que não pesquisam na área tem interesse em aprimorar seus conhecimentos. No entanto, muitas vezes papers e livros da área são carregados de dados e descrições - o que é correto, uma vez que evidências são necessárias. Aliás, em meu processo de redação de minha dissertação, o primeiro rascunho sempre carecia de dados segundo o meu orientador.

Estou lendo agora o livro "Global Capitalism" de Jeffry A. Frieden (que tem tradução pro português, mas obviamente comprar a versão em inglês paperback é sempre mais barato). Esse é um livro que eu recomendo também para aqueles que querem ler história econômica sem se estressar muito com descrições exaustivas. Até agora tem sido uma leitura relativamente leve, resumindo a literatura existente - com as referências sempre em notas de fim. O livro é uma história econômica do século XX que merece ser lido por quem é e por quem não é da área.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi... Eu acompanho seus posts e sou estudante de Ciência Política... Adoro Economia e gostaria muito - muito mesmo - de fazer uma pós nessa área... Eu estou acompanhando as provas da ANPEC e, pra mim, até que tá num nível intermediário de dificuldade, mas o que mata é a prova de estatística... Acho q vou ter mesmo q fazer um semestre com o pessoal do curso...
Se você puder, de vez em quando, sugeri alguns livros que se enquadrem no conteúdo das provas!

Vlw e Parabéns!

Thomas H. Kang disse...

Prezado(a) Anônima(o),
Obrigado por acompanhar.
Os livros que realmente se enquadram no conteúdo das provas são os indicados na bibliografia básica que o próprio concurso fornece. Obviamente, uns são mais importantes do que outros. Faz alguns anos que fiz as provas da ANPEC, mas acredito que ainda possa dar dicas. Fique à vontade para questionar.

De nada e até mais,
Thomas