Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Conselhos de um economista (não se preocupem, não são meus...)

Ricardo Sabbadini, meu ex-colega lá no mestrado da FEA-USP, deve estar se preparando para começar a escrever ou fazer seu blog. Ele acabou de me mandar o link desse curtíssimo artigo do New York Times escrito por N. Greg Mankiw, famoso autor de livros didáticos de economia. Muito didaticamente, Mankiw dá conselhos para os jovens que estão entrando na vida universitária. Agradeço ao Sabbadini!

Chamo a atenção de dois trechos. O primeiro é da necessidade de se aprender estatística. Vejo cada vez mais pessoas de diversas áreas dizendo isso quando chegam no fim do curso. Precisam e não sabem. Além disso, as escolas no Brasil dão uma base fraquíssima nisso (segundo uma amiga minha, que fez ensino médio na Inglaterra, ela aprendeu bastante probabilidade).

O segundo trecho é sobre a necessidade de aprender mais psicologia. Entender o comportamento humano é melhor não apenas para manter a humildade dos economistas, mas para a vida pessoal e profissional (o próprio Mankiw diz isso e eu concordo).

2 comentários:

Thales disse...

Um pouco de história também ajuda.
Sobre psicologia, nem é necessário ter aula com o Steven Pinker, mas ler o Tábula Rasa é fundamental. Abraço. (anda sumido das dependências da UFRGS)

Sabbadini disse...

Kangão,

prezado mestre, gostaria de informá-lo que meus objetivos são muito mais ambiciosos que criar meu próprio blog, que não seria lido por ninguém além de minha namorada. Meu verdadeiro intuito é tornar-me socio minoritário em uma empreitada já consolidada e com notório sucesso, tal qual "Oikomania", que passou recentemente de uma média de 54 acessos diários para cerca de 4500 logo após que o Google Translator passou a traduzir com razoável presteza português para coreano.

Abraço!

--
Sabbadini, mas pode me chamar de Autoridade Monetária.