Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

13º BIEN

Para quem não sabe, começa amanhã o 13º BIEN Congress: Basic Income as an Instrument for Justice and Peace. O evento ocorrerá na FEA-USP e conta com vários convidados conhecidos do governo e da academia. É notável a quantidade de políticos que estará presente, incluindo o maior defensor da renda básica no Brasil, Eduardo Suplicy. Mas também estará lá o nome mais conhecido na academia sobre o assunto: o belga Philippe Van Parijs.

Li Van Parijs quando fiz uma disciplina sobre Justiça Distributiva no Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP com o professor Álvaro de Vita. Confesso que na época não me entusiasmou muito, mas o texto também não era dos mais fáceis. De qualquer forma, Van Parijs está nesse debate com Rawls, Sen, Nozick e Dworkin (só para citar alguns dos nomes mais conhecidos na justiça distributiva contemporânea). Foi dessa disciplina que saiu meu artigo sobre Sen, que apresentei no Uruguai e está para ser publicado em breve.

O Leo Monastério recentemente mostrou uma citação interessante do Hayek em "O Caminho da Servidão". Um dos comentários, do Prof. Duilio Bêrni, chamou atenção para o fato de que a ideia de renda básica tem raízes, pelo menos em parte, em Hayek e Friedman (imposto de renda negativo). A quantidade de gente de esquerda no 13º BIEN é de surpreender se pensarmos dessa forma.

Nenhum comentário: