Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2013

Sobre Thatcher, crise europeia, etc.

O Flávio Comim escreveu muito bem sobre a era Thatcher neste post . Recomendo t ambém esta reportagem que saiu no Estado de São Paulo com Charles Kupchan, professor da Georgetown University. Ele fala do legado de Thatcher, da crise europeia e do papel dos governos. Agradeço a dica do Fred Hartmann !

Sobre vantagens comparativas (2)

1. Negar a lógica das vantagens comparativas no comércio não é uma opção para economistas. Vantagens comparativas continuam tendo alto poder explicativo - o que não tem nada a ver com prescrições normativas. Reconhecer o poder preditivo e explicativo da teoria não significa que ela deva ser utilizada como norma. 2. Se negar não é uma opção, quais motivos poderiam levar alguém a não recomendar o livre comércio? Jeff Williamson levanta três possibilidades em Trade and Poverty: Maldição dos recursos naturais Volatilidade dos preços das commodities Doença Holandesa 3. Por que estou escrevendo esse post? Porque é o que há de mais atualizado na discussão sobre o tema. Mesmo com Prebisch-Singer na cabeça ou lendo o Bresser falar de doença holandesa, Trade and Poverty do Williamson é leitura obrigatória para qualquer economista preocupado com as relações entre comércio, crescimento e pobreza. É um livro que junta décadas de pesquisa deste Professor Emérito do Departamento de Economi...

Documentário sobre planos de estabilização

Eu ainda não conhecia, mas a TV Câmara fez há alguns anos atrás um documentário sobre as tentativas de se debelar a inflação no Brasil, desde o Plano Cruzado até o Plano Real. É um subsídio interessante para aqueles que ensinam tópicos de Economia Brasileira. Sem contar que é sobre um dos períodos mais interessantes da história econômica recente. Como o documentário foi feito há alguns anos, as quedas recentes nas taxas de juros e o período de crescimento recente (em boa parte por conta da alta das commodities) não são contempladas no final do filme. Além disso, o Gustavo Franco aparece fazendo comentários muito parecidos com a entrevista dada por ele no dia 3 de abril no Estadão . Agradecimento a colega Dani Tocchetto, que tem passado isso para os alunos nas aulas de Macroeconomia na ESPM-Sul.