Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2010

Economia e desigualdade na Science

Eu não sabia que a revista Science publicava sobre economia, mas Daron Acemoglu e James Robinson conseguiram. E mais do que isso, ainda falaram bastante sobre a passagem do nomadismo para o sedentarismo no Neolítico, defendendo a idéia de que o sedentarismo precedeu a agricultura. Não sei muito dessa área, mas vale a pena dar uma lida no pequeno artigo da Science, de uma página, de outubro de 2009 .

Nada muda

Meu orientador Renato pescou uma declaração bem interessante do Presidente da Província de São Paulo em meados do século XIX . Depois me digam se tem alguma semelhança com o que acontece hoje na educação brasileira.

Resumo da dissertação

Ainda sujeito a alterações, aí vai o resumo preliminar da minha dissertação. Opinem se quiserem, façam correções, etc.: RESUMO Este trabalho investiga possíveis explicações para o atraso na expansão da educação primária no Brasil, apesar das notáveis taxas de crescimento via industrialização por substituição de importações entre os anos de 1930 e 1964. O trabalho trata especificamente do papel da distribuição de poder político e de descentralização na expansão da taxa de matrículas na educação primária. Os dados demonstram que durante o Estado Novo, período ditatorial sob o comando de Vargas, houve queda na taxa de matrícula do primário. A volta da democracia em 1946 foi benéfica para o ensino primário. Entretanto, ao contrário do que teria ocorrido em muitos países, as evidências parecem apontar que o caso brasileiro se assemelhou mais ao indiano, em um contexto de democracia elitista, em que a expansão do sufrágio exerceu pouco efeito na expansão da educação, com conseqüências import...

Globalização em perspectiva histórica

Ok, ok... agora sim, achei mais um livro bom no NBER de história econômica pra ser baixado de graça. E melhor, não é escaneado. São os pdfs eletrônicos mesmo. Globalization in Historical Perspective, editado por Alan Taylor, Michael Bordo e Jeff Williamson tem contribuições de pesquisadores como Peter Lindert, Kevin O'Rourke, Brad deLong, Greg Clark, Nick Crafts, Barry Eichengreen, entre outros além dos editores. Se você não é da área, só gostaria de informar que esses são os tops na área de história econômica. Divirtam-se.

Livros gratuitos de história econômica

Eu não sabia, mas descobri recentemente, enquanto procurava o livro de Bob Margo "Race and Schooling in the South, 1880-1950", que a NBER tem alguns livros que podem ser gratuitamente baixados. Eles fazem parte da "NBER Book Series Long-Term Factors in Economic Development" . Tem uns ótimos livros, como esse que citei do Margo, mas também outros como o de Eichengreen sobre a Grande Depressão ou o trabalho sobre patentes de B. Zorina Khan. Tem também o livro de Cláudia Goldin sobre diferenças de gênero. Vale a pena olhar e baixar . Atualizando: Agora que eu percebi que apenas alguns livros estão disponíveis gratuitamente. Margo é um deles.