A incipiente literatura em história econômica da educação brasileira ainbda ignora o livro escrito pelo alemão Jens Hentschke sobre o tema. Em "Reconstructing the Brazilian Nation: Public Schooling in the Vargas Era", o historiador alemão traça as origens da política educacional de Vargas, passando pelo "Castilhismo" positivista quando o Partido Republicano Rio-Grandense dominava a política gaúcha, chegando às políticas varguistas a partir de 1930. Estudos de caso no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul adicionam evidências. Há uma completa revisão da literatura, além de um sério trabalho de documentos primários. Uma fonte valiosa, mas difícil de se achar, como pode se ver no site da Amazon - embora seja um livro editado em 2007.
Eu jamais teria sabido do livro se não fosse a indicação do conhecido brasilianista Joseph Love. No Congresso Mundial de História Econômica em Utrecht, 2009, o simpático Love indicou-me esse estudo depois de discutir meu projeto de pesquisa. Defendi minha dissertação sem ter conseguido lê-lo - e já estou começando a ficar arrependido.
Observando essa citação do secretário Coelho de Souza sobre a situação da carreira docente em 1937, é impossível não pensar nos protestos dos sindicatos dos professores no RS, que tem reivindicado o salário mínimo para professores estabelecido pelo governo federal. O governo gaúcho pensou recentemente em modificar o plano de carreira dos professores, para ter condições financeiras de pagar o mínimo. Situação polêmica e complicada:
Observando essa citação do secretário Coelho de Souza sobre a situação da carreira docente em 1937, é impossível não pensar nos protestos dos sindicatos dos professores no RS, que tem reivindicado o salário mínimo para professores estabelecido pelo governo federal. O governo gaúcho pensou recentemente em modificar o plano de carreira dos professores, para ter condições financeiras de pagar o mínimo. Situação polêmica e complicada:
When taking over the post of Secretary of Education I found the scholastic profession in a deplorable situation [...] The absence of recognized and guaranteed [labor] rights; very limited possibilities for career developmen; subordination to the primary judgment of local bosses - this was what characterized the life of a teacher in Rio Grande (apud Hentschke, 2007, p. 87).
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