A tradicional visão sobre desenvolvimento econômico considera crescimento e desenvolvimento como sinônimos. Muitos também consideram desenvolvimento como crescimento com melhora de outros indicadores.
Com relação à educação, a maior parte da literatura costuma apontá-la como algo que conduz ao desenvolvimento. A partir dos trabalhos de Gary Becker, pioneiro na análise do capital humano, a educação passou a ganhar destaque na academia. Saltos econômicos, como os dos paises dos lestes asiáticos, são entendidos como resultado do acúmulo de capital humano, como afirma Gary Becker:
The outstanding economic records of
Uma outra visão interessante acerca do papel da educação no desenvolvimento é a de Amartya Sen. Sua visão não é oposta a de Becker, é apenas um outro ponto de vista, como mostra a seguinte passagem sobre os mesmos países do leste asiático:
The pioneering example of economic growth through social oppportunity, especially in basic education, is of course
A diferença é que, para Sen e a aboradagem das capacitações, maior nível de educação não apenas conduz ao desenvolvimento, mas também é parte do desenvolvimento. Não é por outro motivo que o IDH leva em conta indicadores sociais como alfabetização, como mostram UNDP e Wikipedia.
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