Alguns ainda não conhecem: o RePEc tem um serviço de anúncio de novos papers em diversas áreas da Economia, o NEP (New Economics Papers). Todos que querem se atualizar em determinada área de pesquisa dentro da Economia, podem acessar e assinar as mailing lists. Ok, até aí alguns já conheciam. Mas agora, algumas áreas como História Econômica, Macroeconomia Aberta, Comércio Internacional e Desemprego, Pobreza e Desigualdade tem seus próprios blogs, com anúncios de novos papers. Recomendo.
Recentemente, um visitante deste blog perguntou-me que centros eu recomendaria a pessoas interessadas no mestrado em Economia. A resposta é a mais freqüente entre os economistas, independentemente da pergunta: depende. Depende da área de pesquisa e de seus objetivos acadêmicos. Evidentemente, os cursos com melhores contatos para um possível PhD. no exterior são os principais centros: EPGE-FGV, PUC-Rio e, de perto, IPE-USP. É claro que há alunos de outros centros que foram ao exterior. E mais, não pense que é simples ir para o exterior... não querendo estudar MUITO, nem vale a pena pensar nisso. Por área de pesquisa, acredito que, tratando-se de ortodoxia, os três centros mencionados têm excelentes quadros. Posso falar pela USP, que não tem nomes pesquisando em Teoria Microeconômica pura, mas é certamente um dos melhores centros para se estudar Econometria e Economia Regional. Nesse último assunto, se destaca também o CEDEPLAR-UFMG. Para aqueles que querem cursos mais ecléticos, sugiro ...
Comentários