Como economistas, costumamos sempre considerar pessoas egoístas ou auto-interessadas. Embora não sejam termos necessariamente sinônimos, muitas vezes são. O ponto é se as pessoas são sempre auto-interessadas em seu comportamento. Há espaço para outras motivações para além do auto-interesse?
Antes de talvez ler livros como "Sobre Ética e Economia" de Sen, tão citados nos posts anteriores e que tratam extensivamente do assunto, talvez seja interessante consultar a Stanford Encyclopedia of Philosophy. Há nesse site uma discussão sobre egoísmo, bastante elucidativa para a economia, tratando de conceitos que utilizamos.
Comentários
http://www.gnu.org/philosophy/economics_frank/frank.html
Foi lançado no Brasil um livro muito interessante sobre o assunto, chamado "Ética - Conceitos Chaves em Filosofia" pela Artmed editora.
(http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2115575&sid=16613711111516319979989111&k5=B38DEAA&uid=)
Analisa as diversas perspectivas éticas, do egoísmo moral e psicológico até a ética ralwsiana.
Outro muito bom, talvez até melhor, é o livro de James Rachels "Fundamentos de Filosofia Moral" eu tenho pela editora Gradiva de Portugal, mas parece que saiu uma edição no Brasil recentemente.
Abraço
Lucas
valeu pela indicaçao do livro!
abs