Pular para o conteúdo principal

Alguns professores da FEA

Ontem fomos ao famoso "Rei das Batidas", um bar perto da Cidade Universitária, o campus da USP na capital. Um colega nosso, Leandro, ganhara prêmio por sua excelente monografia, que versa sobre insumo-produto, orientado pelo prof. Joaquim Guilhoto (insumo-produto é com esse cara...).

Enquanto celebrávamos lá, vimos um professor da FEA por lá, o Joe Yoshino. Este professor fora orientando de nada mais, nada menos do que Robert E. Lucas Jr., segundo contam. Com Ph.D. pela University of Chicago, o professor Joe se especializou em derivativos, mercado de capitais, etc. Afirmou ele que Lucas e Scheinkman são amigos dele e que, portanto, cartas de recomendação dele são muito boas. Foi bastante curioso encontrar um professor desse gabarito no bar. Infelizmente, ele não se envolve muito com a Pós.

O Joe elogiou muito um dos professores de Econometria, que ainda não está oficialmente no departamento. Recém-chegado de Chicago, Ricardo Avelino, que fez mestrado na FEA, foi orientando do Heckman e anda assustando meus colegas da área de Teoria Econômica com suas aulas de Econometria.

Nossos professores de Micro I serão Danilo Igliori e Fernando Botelho. O primeiro você pode encontrá-lo no Department of Land Economy da University of Cambridge e trabalha com Economia Espacial e Regional. O segundo, segundo a lenda, foi o primeiro da ANPEC e um dos destaques em Princeton, onde fez Ph. D.

Macro I será ministrado pelo Prof. Carlos Eduardo, vulgo Dudu. Dizem que o curso dele é excelente. Econometria para nós da EID, é com o Heron do Carmo, um cara que está na FEA há tempos. Referiu-se ao Pérsio como se ele fosse um velho amigo (o Pérsio Arida), afinal, fora seu colega de mestrado.

Há muitos outros professores com ótimas linhas de pesquisa por aí. Em breve, falo mais sobre eles. Espero que isso possa ajudar pessoas a se decidirem quanto a ANPEC.

Comentários

Anônimo disse…
Thomas,
Eu pretendo fazer Anpec este ano, o centro da minha preferência é a USP e seus post sobre o assunto me deixam ainda mais motivado, contudo tenho duvidas se eu conseguirei ingressar no mestrado daí no ano que vem, e sobre outros aspectos do curso que talvez você pudesse esclarecer essas coisas pra mim e pros outros interessados nos próximos posts ou mesmo nos comentários, por exemplo;
Quanto se precisa tirar na prova da Anpec para ser aprovado no mestrado?
Quais as principais diferenças entre o mestrado em desenvolvimento e o de teoria econômica?
Existem outros critério de seleção além da prova da Anpec?
É fácil conseguir uma bolsa para o mestrado?
Existe algum professor que estude as relações entre política e economia?

Desculpe o excesso de perguntas Thomas, mas seus posts têm sido de grande ajuda e eu não podia perder a oportunidade.
um abraço,
André Greve

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen