Alguns semestres depois, preservando a identidade dos alunos de Econometria I da graduação da FEA-USP, o ex-monitor pode revelar algumas das preciosidades encontradas em provas. Lembrando que estamos falando de um dos melhores cursos de Economia do país...
Os erros gramaticais e ortográficos foram mantidos.
Sobre a Econometria:
- "É uma ciência que beira a arte em que os grandes econometristas se destacam exatamente por esse importantíssimo toque de subjetividade"
- "Se a análise de uma regressão for irrelevante, portanto o estudo da econometria será irrelevante, o que é obviamente um absurdo, se fosse assim não precisaríamos aprendê-la".
- "Esperamos que a variância da amostra seja a menor possível, pois quanto menor mais eficiente (mais se assemelha à realidade)". [hein?]
- "Podemos também testar se certos parâmetros são idênticos a outra ou nulos e se certos palpites como o do gerente da cadeia de hambúrgueres gasta com propaganda e preço são válidas" [ok, só não entendi o pq disso na prova].
- "A afirmativa não está inteiramente certa [...]. A análise de regressão não diz nada sobre a população" [então tá, né, por que veio fazer a prova?]
- "Caso a análise seja feita baseada em dados fictícios, esta continua tendo relevância pois o objetivo principal da análise de regressão... [...] o acesso à populacão implicará em uma maior ou menor precisão do resultado final da análise".
- "Em uma regressão múltipla, quanto maior a correlação entre as variáveis e menor a covariância entre elas, melhor sera a estimação do modelo" [tsc, tsc]
- E pra terminar: "O fato de não ter acesso à população apenas exclui estatisticamente a possibilidade da conclusão ser 100% verdadeira. Isso faz da análise de regressão algo desprovido de relevância? Óbvio que não. Abrindo o horizonte da discussão, o que na vida é 100% verdadeir ou 100% aceito? Não muita coisa, se é que existe algo que seja. Isso é, afirmar que a análise de regressão é desprovido de relevância. Essa discussão poderia se extender [com x?] muito mas acho que podemos resumir em 'a relevância está naquele que julga relevante', e de minha parte, eu acredito que a análise de regressão seja relevante".
Esse último é gênio.
Tudo copiado por mim das provas. Eu mesmo, Thomas Kang, coletei essas pérolas.
Comentários
E eu que pensei que isso não ezistia (com z mesmo) na usp...
Onde fiz (particular no Maranhão) até que vai, mas... na FEA?
heheheheh
Essa dá pra mandar para o Jô!
Quero saber dos professores de econometria aqui da FEARP-USP o que eles têm que ler nas avaliações.
Deve ser bem parecido, se não for pior.
Abraço,
Gustavo Cortes.
O último é gênio e este abaixo é um assombro no encadeamento de seu argumento. Um lógico por excelência!
"Se a análise de uma regressão for irrelevante, portanto o estudo da econometria será irrelevante, o que é obviamente um absurdo, se fosse assim não precisaríamos aprendê-la".
Abraços!
P.S: Espero que a USP não venha a fornecer nenhum ministro da fazenda nessas condições no futuro... Todavia, aprendi a não duvidar de nada! ;)