Richard Dawkins, famoso biólogo evolucionista britânico, tem causado polêmica no meio religioso. Em meados do ano passado, Dawkins, autor dos livros O Gene Egoísta e Deus, Um Delírio, provocou diversas reações ao inventar um acampamento ateu para crianças - similar ao realizado por instituições religiosas.
Se alguém quiser ler algo na direção oposta aos argumentos apresentados por Dawkins, é bom começar por Alister McGrath, professor de teologia (ordenado pela Igreja da Inglaterra, pertencente à Comunhão Anglicana) e doutor em biofísica molecular por Oxford. Seu livro de resposta, chamado de "O Delírio de Dawkins", tem se tornado referência.
Admito, não li qualquer um deles, mas tenho tentado me informar a respeito. Não que debates apologéticos resolvam definitivamente algum assunto, mas podem ser de ajuda.
Comentários
Concordo que não podemos ter provas da existência ou não-existência de Deus. Não costumo ler muito sobre esses debates, mas entendo que algumas pessoas gostam e precisam de argumentos racionais (que não provam, mas...) para sustentar suas posições. Meu intento foi apenas divulgar um contraponto a Dawkins.
Também concordo quanto ao papel prejudicial da religião quando tratada como superstição. Carregar bíblias como amuletos ou coisa parecida não fazem parte da teologia cristã em geral, mas certamente muitos a encaram dessa forma.
Até e obrigado pelo comentário!