Pular para o conteúdo principal

Ética e realidade: Dietrich Bonhoeffer

O Joel andou escrevendo acerca de prudência, em continuação aos debates travados acerca do absolutismo dos direitos naturais mesmo em situações de conflitos inclusive neste blog. Embora o debate seja secular, vou citar um trecho do livro "Ética" do teólogo luterano Dietrich Bonhoeffer, morto em um campo de concentração nazista por ter feito parte de uma conspiração contra a vida de Hitler, que durante seu tempo de cadeia, escreveu inúmeras obras, poemas e cartas testemunhando sua fé cristã. Bonhoeffer critica, de maneira muito mais radical, uma ética a priori:

A decisão entre o bem e o mal claramente reconhecidos exime o próprio raciocínio humano de decisão, transfere a questão da ética para a luta entre a inteligência já orientada no bem e a vontade ainda renitente, não atinando com aquela decisão legítima em que o ser humano todo, com inteligência e vontade, só pode procurar e achar o bem na ambigüidade duma situação histórica através do risco da própria ação. Nesta abstração da vida, a questão ética está reduzida a uma estática fórmula básica que arranca o ser humano da historicidade de sua existência, colocando-o no vácuo da mera privacidade e do idealismo puro. A tarefa ética aqui é vista como consistindo na imposição de certos princípios, independentemente de sua relação com a vida. Isso conduz a uma completa privatização da vida, na qual o bem se restringe à própria fidelidade aos princípios, sem qualquer consideração para com o semelhante [...]. (p. 121)

E para os que gostam de teologia mesmo:


Enquanto toda ação ideológica sempre já traz consigo sua justificação no bojo do respectivo princípio, a ação responsável renuncia ao conhecimento de sua derradeira justiça. A ação que acontece sob ponderação responsável de todas as circunstâncias pessoais e objetivas, bem como com vistas ao fato de que Deus se tornou ser humano e de que foi Deus que se tornou ser humano, é entregue unicamente a Deus no momento da realização. O desconhecimento último do próprio bem e mal, e com isso a dependência da graça, é parte constitutiva da ação responsável na história. Quem age com base numa ideologia vê sua justificação na idéia que defende; a pessoa responsável coloca sua ação nas mãos de Deus e vive de sua graça e bondade. (p. 130).



Quem quiser ler mais, a referência é Bonhoeffer, D. (2005). Ética. 7 ed. São Leopoldo: Ed. Sinodal.

Comentários

Interessantíssimo essa sua postagem Thomas H. Kang
.
Dietrich Bonhoeffer, Pastor Protestante, Profeta, Espião e Mártir.
.
Lutou bravamente contra o NAZISMO na Alemanha, exemplo de fé e atitudes.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen