Pular para o conteúdo principal

Os problemas suíços (atualizado)

Os suíços são bastante curiosos em relação ao Brasil. Para eles, que não tem problemas de pobreza graves, a preocupação com as necessidades materiais básicas das pessoas não existe. O que os preocupa hoje são algumas formas de exclusão social. Por exemplo, uma criança pode ter problemas de convívio porque não usa roupas de marca, embora ela tenha uma boa alimentação e casa para morar. O indivíduo "pobre" na sociedade suíça trabalha muito e tem pouco tempo de lazer, mas ninguém passa fome ou é desabrigado involuntariamente.

A igualdade de poder político existente há tempos na Suiça reflete-se na atratividade do país para pessoas famosas. Michael Schumacher vive na Suiça porque ninguém o incomoda por lá pelas ruas, ele pode andar livremente. Diferentemente do que acontece na Inglaterra, onde a rainha fecha o shopping para fazer compras, aqui o presidente do país espera na fila como qualquer outra pessoa. E, embora ele seja o presidente, dificilmente alguém vai incomodá-lo.

É bastante provável que a Reforma tenha algum papel nisso. Calvino, que tinha sua base em Genebra, e Zwinglio, que tinha sua base em Zurique, influenciaram bastante o país. Bern, que está no meio do caminho, foi influenciada pelos dois reformadores. O protestantismo, com sua maior horizontalidade, possivelmente foi algo que moldou em parte o sistema político. Com isso, não estou atacando o catolicismo.

A Suiça não é perfeita, mas, de fato, eles resolveram já muitos problemas que eu gostaria de ver resolvidos no meu país também.

Comentários

E aí, Thomas, o q anda fazendo pela Suíça? Já conseguiu emprego na ONU, ou tá apresentando algum artigo em congresso?

"uma criança pode ter problemas de convívio porque não usa roupas de marca, embora ela tenha uma boa alimentação e casa para morar." Para ver isso não é preciso ir na Suiça, é só entrar em qq colégio particular de Porto Alegre!

Boa viagem pra ti!
Anônimo disse…
Aproveita que tu tá em Berna e visita o parlamento. Vais aprender muito sobre o sistema de governo do país. É a democracia mais democrática que eu já vi: deputados que não são remunerados, plebiscitos constantes, presidente que ocupa o cargo em esquema de rodízio.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen