- Assim como o Léo, também lamento o possível final de Kim Jong-Il looking at things. Mas nós sabemos que, como diz o autor do blog: kim jong-il will forever look at things on this site. well, not forever, it’s not like i have infinite photos of the guy, but you know what i mean". E assim como o Leo, também anuncio o blog do sucessor.
- Os vídeos de consternação do povo norte-coreano estão por aí circulando. Talvez um dos mais interessantes seja esse aqui, indicado pelo meu aluno Pedro Wieczorek.
- Tenho assistido com certa ojeriza as declarações raivosas mandando Kim Jong-Il para o inferno. Não sou comunista obviamente. Mas quem quer mandar uma pessoa para o inferno por ódio ideológico iguala-se a um ditador. Pessoas que não tem em seu círculo próximo pessoas que sofreram com o totalitarismo talvez devessem pensar antes de fazer declarações de ódio a um ditador. Deixem isso para quem viveu com o comunismo. Melhor argumentar racionalmente.
- Tenho estudado recentemente as políticas econômicas cubanas e o processo de mudança institucional ocorrido com a Revolução de 1959. A equipe de Castro acabou com a burocracia e mandou a maioria dos técnicos embora do governo, na tentativa de comandar um país como se fosse uma guerrilha. Obviamente não deu certo, mas também não deu certo com o planejamento central estilo stalinista, aplicado posteriormente. E também os problemas econômicas de Cuba nos anos iniciais não podem ser creditados ao embargo, uma vez que as compras soviéticas de açúcar mais do que compensaram as perdas do embargo. Talvez o problema mesmo tenha sido o fim dos mecanismos de mercado. Apesar da redução da desigualdade e da extensão dos serviços sociais, o tradeoff eficiência x equidade esquecido pode ser um problema para o crescimento sustentável no longo prazo.
- ATUALIZAÇÃO: PCdoB se solidariza com o povo coreano pela morte de Kim Jong-Il. É inacreditável.
- ATUALIZAÇÃO: Lembrei agora do Peter Lindert e seu Free Lunch Puzzle. Pode ser que políticas sociais sejam pró-crescimento. Mas daí o debate é longo...
Comentários
ps. Deixo claro que o comentário "anônimo" não é meu.
Em outro tópico você comentou que ela se refere ao estudo das EDOs e EDPs, mas ao pesquisar encontrei outros tópicos como Equação de Bellman, Cálculo de Variações, Teoria do Controle e Hamiltoniano (o qual seria um algoritmo para otimização dinâmica, diferente do Lagrangiano que é para estática). Esses últimos tópicos citados constituem o que você aprendeu no mestrado e são os métodos matemáticos utilizados em Macroeconomia Dinâmica ou estou enganado?
Obrigado,
Douglas
Sim, é exatamente isso que estudamos. Vários modelos de crescimento, apenas para citar um exemplo, exigem o cálculo de uma trajetória ótima e, portanto, utilizamos isso que você citou (que necessita do conhecimento prévio de equações diferenciais).