A crise na Europa tem gerado um bom debate acerca de políticas monetária e fiscal. No Twitter, Roubini e Rodrik discutem a questão de soberania e liberdade de políticas:
Trichet proposes EU's full takeover of fiscal policy of bankrupt countries. It totally undermines national sovereignty http://reut.rs/JXuawK
Monetary union requires fiscal union, which requires political union. As simple as that.@NourielI fully agree. EZ needs fis/pol union@rodrikdani Monetary union requires fiscal union which requires political union. As simple as that
Conversely, fiscal union without political union means bye-bye democracy.
A Europa não seria exatamente uma área monetária ótima segundo o trabalho clássico de Mundell - embora o próprio Mundell tenha sido favorável à moeda única na Europa. Isso certamente está relacionado aos dilemas de política econômica na Europa. Regimes de câmbio fixo, em particular uniões monetárias, impedem a existência de políticas monetárias autonômas em países muito diferentes. Agora Trichet propõe o fim da política fiscal autônoma. Isso faz sentido se pensarmos em uma união política, como disse Rodrik. Discussão importante da relação entre democracia e políticas econômicas.
Sobre os gregos, o conhecido historiador econômico Kevin O'Rourke discute o programa de austeridade e, na linha de Krugman, acredita que o fracasso é evidente e que os gregos têm boa razão para votarem do jeito que estão votando.
Também sobre o tema da crise europeia, uma das melhores coisas que li recentemente foi esse artigo do Eichengreen - que postei anteriormente. Ele compara a atual situação com o que aconteceu na Grande Depressão. E aqui tem mais alguma coisa sobre a crise.
Comentários
Obrigado