Pular para o conteúdo principal

Educação importava antes do século XX?

A miopia dos governantes brasileiros em relação à educação talvez tenha ocorrido justamente porque eles não viam a necessidade dos trabalhadores se educarem para que a industrialização ocorresse. Numa fase inicial da industrialização, é possível pensar nesses termos, uma vez que, como dizia Joel Mokyr, o nível de capital humano não era um fator importante para o crescimento na época da Revolução Industrial. No século XX é que ele teria se tornado importante (lembremos que o Brasil estava apenas começando a se industrializar no século XX).

Mas esse paper escrito por alemães parece querer dizer que educação importava na época da Revolução Industrial. Dêem uma olhada. Agradeço ao Ricardo Leal, ex-colega de USP, pela dica.

Comentários

Humberto disse…
Durante a graduação na FEA-USP, envolvi-me com um voluntariado em reforço escolar, chamado Projeto Alavanca, com principal área de atuação na favela São Remo (geminada à USP, divindido o mesmo muro inclusive)

constatei fatos surpreendentes, como a existência de desigualdade de renda mesmo dentro de uma favela. Algumas familias até enriqueçem, mas sem atingir aquele patamar que permita adquirir uma moradia melhor noutro lugar da cidade. Mesmo funcionários públicos da USP moram na São Remo.

Pude ver um vínculo entre o défcit habitacional brasileiro e desempenho escolar de jovens. Como todos os lares são apertados, os filhos não possuem um lugar para estudar e fazer lição de casa. O único espaço, quando havia, era na "sala" sobre a única mesa da casa. Durante o reforço, os pais precisavam sair, devido a "lotação" causada pela a presença de 2 ou 3 crianças e mais um professor conduzindo o reforço. Claro que houveram conflitos, pois pai e mãe queriam entrar e desfrutarem de "sossego" dentro de seu próprio lar.

O pequeno espaço das moradias nas favelas brasileiras reduzem essas pequeninas habitações a função de dormitório somente, e as crianças passam o dia todo na rua, por falta de opção de lugar

Escolas deviam fortemente estimular a presença de alunos em suas instalações, seja através de educação em tempo integral, ou pelo menos a construção de ambientes para convivio no tempo extra-curricular, com mais quadras esportivas, mais salas de estudo e bibliotecas amplas, salas de jogos, e até mesmo, porque não, sala de TV. Reter a criançada dentro do colégio, com contratação de terapeutas educacionais, recreadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen