Começaram hoje as apresentações dos papers da sessão sobre atraso latino-americano em Barcelona, como havia mencionado em posts anteriores. É uma preparação para a sessão de Utrecht na semana que vem.
Apresentei meu paper "Education, Political Power and Development in Brazil: 1930-1964" junto com outras duas pessoas na mesa: a Paola do Uruguai e Rolf Lüders do Chile. A primeira veio com um trabalho sobre características interessantes do gasto do governo no Uruguai em perspectiva histórica, enquanto que Lüders tinha um trabalho com bom embasamento teórico sobre o comércio de salitre.
Fiquei muito satisfeito que o meu paper gerou interesse da platéia, apesar da minha apresentação ter sido confusa no começo. Em particular, Jeffrey Williamson de Harvard veio no final falar comigo. Queria conversar comigo sobre a parte econométrica durante o almoço. Fiquei então conversando com ele enquanto comíamos: ele gostou bastante do assunto e me perguntou um pouco sobre a econometria. Achava que eu poderia procurar por relações não-lineares e fez também perguntas sobre a base de dados. Mais além, perguntou-me sobre minha origem e conversamos sobre São Paulo, uma vez que ele vem dar umas palestras em outubro na USP. Disse também pra eu conversar em Utrecht com o Peter Lindert, com quem já tenho mantido contato via e-mail.
Além disso, conheci muita gente legal (inclusive o Williamson: muito gente boa pra um cara que é muito famoso na história econômica). Acabo de voltar do jantar e um bom restaurante de Barcelona. Tudo pago pela organização.
Comentários
Boa sorte!
Abraço,
João Melo, direto da selva
Ainda vamos escrever um compendio teológico-economico? heheh abraços do Vale do Itajaí (quase inundando de novo)
Abs!