Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dasgupta sobre ecologia, desenvolvimento e Índia

Eu nunca li nada do Partha Dasgupta, professor no Departamento de Economia da Universidade de
Cambridge. Conta-se por aí que ele e o Amartya Sen não são melhores amigos, assim como também se conta que Dasgupta não tinha grande apreço por fãs incondicionais de Keynes lá em Cambridge. Findada a seção de fofocas, temos esse artigo que meu ex-colega Henrique (que nunca atualizou seu lattes) indicou sobre Índia e desenvolvimento de autoria do Dasgupta. 

Parece haver alguma verdade no que ele diz. Os atuais índices de desenvolvimento em geral parecem ignorar a questão ecológica ou dos recursos naturais. Sei pouco a respeito do tema, apesar de ter tido contato com o Prof. Ricardo Abramovay, que sempre escreve sobre o tema. Ou mesmo da preocupação constante do Conselho Mundial de Igrejas com a questão da eco-justiça (englobando ecologia, economia e ecumenismo como ponto de partida). Mas enfim, vale a pena dar uma olhada no artigo de Dasgupta, criticando Sen e Bhagwati.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Volta do blog

Esse blog esteve quieto durante um período bastante conturbado da história recente no Brasil. Protestos, transporte público, vandalismo, corrupção, médicos importados, cura gay e uma série de outros assuntos estiveram e ainda estão pipocando na mídia e nas redes sociais.

Minha ausência tem pouco a ver com toda essa movimentação, se bem que era um desafio manter-se razoavelmente informado sobre todos os assuntos, escrever, dar aulas em inglês e estar na fase final de uma metodologia nova para o IDESE.

***

Aproveitando o que está ocorrendo com os médicos, deixo aqui o link para duas notícias publicadas no site do Dr. Dráuzio Varella. A primeira é sobre a distribuição de médicos no Brasil. A segunda é sobre o novo programa "Mais Médicos", anunciados ontem. As matérias, embora no site de um médico, buscam imparcialidade e são informativas. Informação é o que menos temos em uma época em que gritar no Facebook logo se torna uma informação.