Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Clube de História Econômica

Uma das melhores coisas que tem acontecido nesse semestre é que eu, Fabio Pesavento e Thales Pereira temos conseguido nos reunir semanalmente para discutir história econômica. Mais do que isso, temos alunos que também discutem o tema conosco. O Clube de História Econômica da ESPM-Sul tem sido bem-sucedido e tivemos até agora excelentes discussões.

Nos últimos três encontros, conseguimos discutir cada uma das três mais conhecidas vertentes de explicação das causas do crescimento de longo prazo: geografia, instituições e cultura. A fim de não exigir demais também dos alunos, que estão tendo seu primeiro contato com história econômica geral em sua maioria, pegamos um texto representativo de cada tópico. Para a geografia, escolhemos um capítulo do livro clássico de Jared Diamond (Armas, Germes e Aço); para as instituições, o texto escolhido foi o do trio Acemoglu, Johnson e Robinson ("Reversal of Fortune...", QJE, 2002); e, para cultura, discutimos o texto de Nathan Nunn ("Culture and the Historical Process", Economic History of Developing Regions, 2012). Enquanto os dois primeiros são textos clássicos, o último é um survey sobre a pesquisa recente sobre o papel da cultura.

Embora o grupo de professores fechem uns com os outros afirmando a importância do papel das instituições, temos algumas divergências sobre qual o peso de cada uma das vertentes. O Thales acha que o papel da cultura é praticamente nulo, eu acredito que a situação inicial (que inclui a cultura pravelente) pode levar a diferentes trajetórias dado um mesmo choque.  Mas o fato é que não sabemos os valores dos coeficientes se tentássemos traduzir isso em uma combinação linear a*geografia + b*instituições + c*cultura + erro.

A discussão tem sido produtiva e com contribuições muito interessantes dos alunos. O próximo assunto é Revolução Industrial, em que discutiremos os textos de North e Weingast (JEH, 1989); Joel Mokyr (2010) e Bob Allen (EHR, 2011). Certamente todos aprenderemos bastante com o clube nas próximas semanas.

Aliás, aqui vai a primeira parte do documentário Guns, Germs and Steel da NatGeo. Bom entretenimento!



quarta-feira, 24 de outubro de 2012